Lula convoca reunião para discutir alta do dólar

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Depois de atribuir a alta do dólar a uma “especulação contra o real” em nova entrevista nesta terça-feira, o presidente Lula afirmou que fará uma reunião em Brasília nesta quarta-feira para agir frente à depreciação do real. “É um absurdo. Veja, obviamente, me preocupa essa subida do dólar. É uma especulação”, disse. Para ele, “não é normal o que está acontecendo”. Por isso, anunciou que fará uma reunião para que o governo possa definir como agir em relação à especulação contra o real, que seria responsável pela alta no dólar. O desempenho do câmbio, no entanto, tem respondido ao discurso de Lula nas últimas semanas sobre o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, autonomia da autoridade monetária e os gastos públicos. Em um mês, o dólar subiu 7,32%. No ano, a alta é de 16,11%. (Estadão)

PUBLICIDADE

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou a possibilidade de reduzir o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) sobre câmbio para conter a disparada do dólar. “Aqui na Fazenda, nós estamos trabalhando uma agenda eminentemente fiscal com o presidente [Lula] para apresentar para ele propostas para cumprimento do arcabouço em 2024, 2025 e 2026”, explicou Haddad ao ser questionado sobre o IOF. A alíquota sobre o câmbio é de 6,38% no cartão e de 1,1% em espécie, devendo ser zerada em 2028. O ministro disse ainda que a equipe econômica pode melhorar a comunicação sobre a autonomia do Banco Central e sobre o arcabouço fiscal. “Não vejo nada fora disso. Autonomia do BC e rigidez do arcabouço fiscal. É isso que vai tranquilizar as pessoas. É mais em comunicação do que de outra coisa”, acrescentou. Ele confirmou que terá uma reunião nesta quarta-feira com o presidente Lula para tentar avançar em propostas para o equilíbrio das contas públicas. (g1)

Míriam Leitão: “Os analistas já trabalham com três hipóteses e contam que começaram a receber ligações de investidores, inclusive internacionais, querendo saber quais são as medidas em estudo pelo governo. O fato é que Lula, mais uma vez, dá combustível exatamente à especulação, afinal tudo o que o especulador precisa é de uma informação incompleta. Nas mesas de investimentos os analistas já estão mapeando os caminhos possíveis”. (Globo)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.