Imposto de Renda: Receita recebe 42,4 milhões de declarações
A Receita Federal recebeu até as 23h59 de 31 de maio, prazo final para envio, 42.421.153 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024. Esse número supera o de 2023, quando 41.151.515 contribuintes fizeram o ajuste de contas. O supervisor nacional do programa do IRPF, José Carlos Fonseca, afirmou que o processo de entrega do documento ao Fisco foi tranquilo, sem problemas técnicos para o preenchimento e o envio. “Não tivemos nenhum problema tecnológico, não tivemos nenhuma sobrecarga, nenhuma indisponibilidade. Foi um dos anos que temos somente que nos orgulhar, isso mostra a estabilidade de todo o processo que construímos até agora”, afirmou. Os contribuintes que moram no Rio Grande do Sul têm até 30 de agosto de 2024 para enviar a declaração devido às enchentes que assolaram o estado. (Globo)
O sistema da Receita Federal já está disponível para envio da declaração em atraso por aqueles que perderam o prazo. Nesse caso, o contribuinte fica sujeito a multa de 1% ao mês ou fração de atraso, calculado sobre o valor do imposto devido na declaração, ainda que integralmente pago, até um teto de 20% ou multa mínima de R$ 165,74 para quem estava obrigado a declarar, mesmo sem imposto a pagar). A recomendação do Fisco é que o contribuinte regularize sua situação o quanto antes. (g1)
Para quem enviou a declaração no prazo, já é possível saber se caiu na malha fina. O primeiro passo é entrar no e-Cac, o site de atendimento virtual da Receita Federal, e fazer o login com a conta Gov.br de nível prata ou ouro. Depois, o contribuinte deve clicar em “Meu Imposto de Renda”. A tela seguinte vai mostrar o status da declaração 2024 no lado esquerdo da tela. Do lado direito, escolha o item “Pendências de Malha”. Lá, você pode ver se sua declaração está em malha e também verificar o motivo. (Valor Investe)