Cientistas descobrem exoplaneta teoricamente habitável

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Cientistas descobriram um planeta de tamanho semelhante ao da Terra, teoricamente habitável, orbitando uma estrela pequena a cerca de 40 anos-luz de distância. O exoplaneta, Gliese 12b, é menor que a Terra e maior que Vênus e orbita uma estrela anã vermelha na constelação de Peixes. Essa estrela tem cerca de 27% do tamanho do nosso sol e 60% de sua temperatura.

PUBLICIDADE

Mesmo completando sua órbita a cada 12,8 dias, Gliese 12b está na zona habitável, a distância ideal da estrela para que exista água líquida. Sem considerar a presença de uma atmosfera, a temperatura da superfície do planeta foi calculada em torno de 42 graus Celsius. Para detectá-lo, os cientistas usaram dados do satélite TESS da NASA, que monitora a luminosidade de milhares de estrelas em busca de exoplanetas.

Ainda não se sabe exatamente se há água presente ou a composição da atmosfera de Gliese 12b, que deve ser analisada com o Telescópio Espacial James Webb para revelar mais detalhes. Embora potencialmente habitável, é improvável que seja visitado logo, pois levaria cerca de 225.000 anos para chegar lá com a tecnologia de espaçonaves atual. (CNN)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.