Governo quer criar InternetBras para prover internet em escolas remotas

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

O governo federal vai criar uma nova companhia estatal para formar um sistema de internet via satélite, semelhante a Starlink, de Elon Musk. A Telebras será responsável por gerir o sistema, que será desenvolvido apenas para escolas, segundo informação do Ministério das Comunicações. O problema a ser enfrentado pelo governo é como tirar o projeto do papel, já que outros países, como a União Europeia, tentam montar esse tipo de estrutura, sem anunciar grandes avanços. O bloco europeu havia estimado o projeto a um custo inicial de 6 bilhões de euros, mas desde então o valor dobrou, fazendo com que não tivesse uma data para dar início à empreitada.

PUBLICIDADE

Até o momento, a Starlink é a única companhia no mundo a ter a estrutura almejada pelo governo brasileiro, que conta com mais de 5 mil satélites em órbita para fazer a conexão de alta velocidade para as unidades de ensino. Mas a Anatel e o governo decidiram que a Telebras é quem deveria fazer a conexão de internet às cerca de 20 mil escolas de áreas remotas. (Poder360)

O embate entre o presidente Lula e o dono da Starlink, Elon Musk, ganhou outros capítulos em abril deste ano, quando o governo suspendeu os contratos de publicidade no X, rede social do empresário, após Musk utilizar a plataforma para atacar Lula e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O bilionário disse que o magistrado infringe a Constituição e promove censura em decisões judiciais, além de manter Lula “em uma coleira”. (UOL)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.