OpenAI remove voz do ChatGPT após usuários notarem semelhança com a da atriz Scarlett Johansson

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

A OpenAI removeu do ChatGPT a opção de voz da assistente pessoal Sky que se parece com a da atriz Scarlett Johansson após repercussão sobre a semelhança entre ambas. A própria atriz disse que a fala “soava estranhamente parecida com a minha”. De acordo com a atriz, a OpenAI tentou, nove meses atrás, licenciar o uso de sua voz, inclusive com um proposta feita diretamente por Sam Altman, CEO da companhia. Ela, no entanto, rejeitou a oferta.

PUBLICIDADE

A voz foi usada pela empresa em evento na semana passada para mostrar as novas funções da quarta versão do ChatGPT. Usuários do produto e o público do evento notaram similaridade com a personagem de Johansson no filme “Ela”, em que a atriz dá voz a uma inteligência artificial. Segundo a atriz, dois antes do evento Altman pediu mais uma vez que ela reconsiderasse a proposta, novamente negada.

Após a apresentação, Altman publicou uma mensagem sugestiva no X: “ela”.

Depois, a OpenAI veio a público para dizer que a voz da Sky “não é uma imitação da Scarlett Johansson, mas pertence a uma outra atriz profissional que usa sua voz natural de fala”. Porém, a empresa não revelou o nome de quem é a voz da assistente pessoal. Segundo a OpenAI, a seleção dessa pessoa se deu com base em alguns critérios, entre os quais um tom “atemporal” e que “inspire confiança”.  (The Guardian)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.