Meta aprova anúncios políticos na Índia que incitam violência, diz relatório

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A Meta aprovou uma série de anúncios políticos manipulados por IA durante as eleições na Índia que espalharam desinformação e incitaram a violência religiosa, mesmo a companhia tendo prometido publicamente empenho em impedir esse tipo de recurso no pleito indiano, de acordo com um relatório das organizações India Civil Watch International (ICWI) e Eko, divulgados nesta segunda-feira. Testes realizados pelas instituições durante o período eleitoral mostraram que o Facebook aprovou publicidade contendo insultos conhecidos contra os muçulmanos do país, como “vamos queimar estes vermes”, além de linguagem supremacista hindú e desinformação sobre líderes políticos. Segundo o documento, os anúncios “foram criados com base em discursos reais de ódio e desinformação predominantes na Índia, sublinhando a capacidade das plataformas de redes sociais para amplificar as narrativas prejudiciais existentes”. Dos 22 posts enviados pelos pesquisadores, 14 foram aprovados pela plataforma e outros três conseguiram burlar os filtros de rejeição da rede social após ajustes que não alteraram a mensagem. Todas as postagens foram imediatamente apagadas pelas ONGs antes da publicação. A Meta também não reconheceu que os 14 posts tinham conteúdo político ou relacionado a eleições, mesmo que muitos visassem partidos. Em resposta, a companhia disse que “quando encontramos conteúdo, incluindo anúncios, que viola os padrões ou diretrizes da comunidade, nós o removemos, independentemente de seu mecanismo de criação”. (Guardian)

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