Morre Ziraldo, criador do ‘Menino Maluquinho’ e a ‘Turma do Pererê’, aos 91 anos

Ziraldo (foto Carlos Pessuto/AFP)
Foto Carlos Pessuto/AFP

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail

Assine agora. É grátis.

O mundo das charges e dos quadrinhos perdeu a força de seus traços neste sábado com a morte do escritor, chargista e caricaturista Ziraldo, aos 91 anos, no Rio de Janeiro. Segundo a família, ele faleceu enquanto dormia em seu apartamento na Zona Sul do Rio, por volta das 15h. Criador de personagens icônicos, como O Menino Maluquinho e a Turma do Pererê, foi um dos fundadores de O Pasquim, um dos principais veículos de oposição à ditadura militar nos anos 1960. O mais velho de sete irmãos, nasceu em Caratinga (MG), onde passou a infância, tendo seu primeiro desenho publicado ainda aos seis anos, no jornal A Folha de Minas, em 1939.

PUBLICIDADE

Começou a carreira nos anos 1950 na revista Era uma vez… Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Minas Gerais, em 1957, mesmo ano em que passou a trabalhar nas revistas A Cigarra e depois O Cruzeiro. Foi quando realizou seu sonho, em 1959, de lançar sua revista de história em quadrinhos com A Turma do Pererê. Já na década seguinte, teve seus traços no Jornal do Brasil, enquanto seus cartuns e charges políticas também brilharam no Cruzeiro. São dessa época seus personagens Jeremias, o Bom, Supermãe e Mineirinho.

Em 1969, publicou Flicts, seu primeiro livro infantil. Uma década depois, passou a se dedicar a livros para crianças. Seu clássico de 1980 Menino Maluquinho é considerado um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro de todos os tempos. (g1)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.