Antes visto como vandalismo, grafite movimenta mercado de imóveis

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Para ler com calma. Antes visto como vandalismo, o grafite demorou décadas para ser aceito como arte ao redor do mundo. Hoje, não apenas têm seu valor cultural reconhecido, como também tem sua rentabilidade observada pelo mercado financeiro, com proprietários de grandes prédios dispostos a pagar pela arte em suas construções com objetivo de aumentar o valor de seus empreendimentos em grandes cidades, como Berlim e Miami. Empresas que buscam bairros mais modernos e marcas que querem formas mais criativas de divulgarem seus produtos também recorrem aos murais. Para os investidores, apoiar edificações em distritos grafitados tem sido um bom negócio. O aluguel do metro quadrado de um espaço nobre de trabalho no bairro londrino de Shoreditch subiu 112% no último trimestre de 2023 frente ao mesmo período de 2008, enquanto em toda a cidade de Londres, o aumento foi de 40%. De acordo com Charlotte Specht, cofundadora da Basa Studio, uma agência em Berlim que ajuda artistas a colaborar com marcas como Maybelline e Netflix, uma grande fachada externa pode custar seis dígitos. (New York Times)

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