Instabilidade no X deixou a rede social fora do ar em diversos países

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail

Assine agora. É grátis.

A plataforma X sofreu uma interrupção global nesta quinta-feira. Usuários de diversos países relataram problemas para visualizar postagens por volta de 2h30, ainda na madrugada. O site especializado Downdetector registrou mais de 1.700 notificações no Brasil até às 02h45. Também indicou que milhares de pessoas ao redor do mundo estão com dificuldades de acessar a plataforma. A interrupção durou cerca de 45 minutos e a causa ainda é desconhecida. Pela manhã, o acesso já havia sido restaurado. Essa é uma das inúmeras falhas no X desde que Elon Musk comprou o antigo Twitter, em outubro de 2022. A mais recente foi na semana passada, quando a rede social do bilionário estava com problemas para redirecionar o usuário para os links externos apresentados nas postagens. (The Guardian)

PUBLICIDADE

As falhas técnicas não são o único problema do X. Mais de 200 empresas deixaram de anunciar na plataforma após Elon Musk endossar uma postagem antissemita. Em 2023, X deve fechar o ano com meio bilhão abaixo do esperado em assinatura e publicidade. A empresa tinha como meta US$ 2,5 bilhões, mas ficará com US$ 2,5, reforçando uma tendência que vêm ocorrendo ano após ano. (The Verge)

A rede social também é alvo de diversas investigações. A Comissão Europeia abriu um processo contra o X por violar a Lei dos Serviços Digitais. as autoridades europeias afirmaram que será investigada a atuação da empresa de Elon Musk no combate à disseminação de conteúdo ilegal e na adoção de medidas tomadas para combater a desinformação. (Olhar Digital)

E aqui um especial bem-humorado – e caótico – sobre o X em 2023, “o ano em que o Twitter morreu”. (The Verge)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.