Mais reféns israelenses devem ser trocados por prisioneiros palestinos hoje

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail

Assine agora. É grátis.

No segundo dia de trégua no conflito entre Israel e Hamas, a expectativa é que um novo grupo de reféns israelenses detidos em Gaza seja libertado hoje. Em troca, o serviço penitenciário de Israel diz estar preparado para libertar 42 palestinos detidos em prisões israelenses. O Mossad e as Forças de Defesa de Israel receberam a segunda lista de reféns ontem, segundo informou o gabinete do primeiro-ministro de Israel. A lista não será divulgada até que os reféns estejam em segurança, mas uma fonte afirma que “várias” crianças estão entre eles.

PUBLICIDADE

Na sexta-feira, 24 reféns foram libertados pelo Hamas, entre eles 13 israelenses, em troca de 39 palestinos presos em Israel. O reencontro dos sequestrados em 7 de outubro com as famílias foi marcado por muita emoção. Um vídeo divulgado pelo Centro Médico Infantil Schneider mostra Ohad Munder, de 9 anos, abraçando seu pai Avi Zichri. Outro vídeo divulgado pelo centro médico mostra Yoni Asher abraçando sua esposa libertada Doran, e as duas filhas Aviv e Raz.

Do lado palestino, os libertados das prisões israelenses foram recebidos com celebrações ao retornarem às suas cidades e vilarejos natais em Jerusalém e na Cisjordânia. Vinte e duas mulheres estavam entre as libertadas, bem como duas meninas. Quinze adolescentes de até 18 anos também foram libertados – o mais novo, de 14 anos. Em vídeos obtidos pelo Guardian, os prisioneiros libertados podem ser vistos desfilando pelas ruas, carregados nos ombros das pessoas, enquanto multidões agitam bandeiras  da Palestina e do Hamas.

Um funcionário do governo egípcio disse à CNN que 340 caminhões de ajuda iniciaram a travessia da fronteira, mas ainda não chegaram ao lado de Gaza, pois devem ser revistados previamente por Israel. A ajuda incluía sete caminhões de combustível e quatro caminhões de gás, segundo o responsável. (CNN e Guardian)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.