Quem é Mira Murati, desenvolvedora do ChatGPT e CEO interina da OpenAI
A demissão de Sam Altman do cargo de CEO da OpenAI causou um alvoroço no mercado da área. Ainda assim, a criadora do ChatGPT não está sem uma chefia executiva. No mesmo comunicado em que oficializou a saída de Altman – a mais recente celebridade no campo da tecnologia –, a empresa alçou interinamente a albanesa Mira Murati ao cargo. Atual chefe de tecnologia da companhia, Murati está nos quadros da OpenAI desde 2018 e participou de projetos como o próprio ChatGPT.
Altman, considerado “um novo Steve Jobs”, com quem se assemelha pelo tom das apresentações ao público, perdeu a confiança do conselho da empresa – gerida por uma organização sem fins lucrativos. Atitudes puramente mercadológicas do agora ex-CEO, como os cortejos aos fundos soberanos do Oriente Médio para um possível investimento em chips de Inteligência Artificial, de forma a dividir o mercado da NVidia, que detém larga vantagem na área, geram desconfiança à cúpula da startup.
Também pesam contra o ex-executivo da OpenAI acusações feitas por sua irmã, Annie Altman, a respeito de abandono e de reter o dinheiro da herança deixada pelo pai. Ela também aponta que passou por dificuldades financeiras e chegou a pedir ajuda financeira a ele, o que foi negado. (O Globo e New York Magazine)