Brasileiros deixam Gaza e devem chegar ao Brasil segunda à noite

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail

Assine agora. É grátis.

Após semanas de espera, 22 brasileiros, sete palestinos com registro de residência temporária ou permanente no Brasil e 3 palestinos que são parentes de pessoas do grupo deixaram a Faixa de Gaza e entraram no Egito na manhã deste domingo. Segundo o Itamaraty, às 11h50 (hora local) desta segunda-feira, eles partem rumo ao Brasil em uma aeronave presidencial. Quando chegarem ao país, o total de repatriados será de 1.477 pessoas, além de 53 animais domésticos. Duas pessoas do grupo que constavam da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza. De acordo com Alessandro Candeas, embaixador brasileiro na Palestina, as desistências são de uma mulher de 50 anos e sua filha, de 12, por “motivos pessoais”.

PUBLICIDADE

O Itamaraty prepara um segundo resgate com mais de 50 brasileiros e parentes que estão em Gaza, mas não há um prazo para que isso aconteça. A brasileira Samira Hassan é uma das 32 pessoas que deixaram o enclave palestino. Alguns de seus parentes seguem na região. “A gente vai sair na primeira lista, mas eu não quero deixar minha família morrer aqui na Faixa de Gaza. Eles estão sem casa, na escola em Khan Younis. Então, espero que os nomes deles saiam na segunda lista.”

O grupo que já deixou a Faixa de Gaza é formado por pessoas que estavam no Sul, nas cidades de Khan Younis e Rafah. Ao chegarem ao Brasil, devem permanecer por duas noites em Brasília, em um alojamento da FAB se recuperando e descansando. Uma força-tarefa será mobilizada no aeroporto, onde haverá estrutura de acolhimento com representantes da Polícia Federal e Receita Federal destacados para auxiliar no desembaraço de documentação, caso haja necessidade. Haverá também a presença de médicos, psicólogos e um posto de imunização para fazer o atendimento imediato.

Segundo o secretário Nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho, aqueles que não têm residência no Brasil serão acolhidos num abrigo no interior paulista. (g1)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.