Banco do Brasil é investigado por envolvimento no tráfico de negros durante a escravidão

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail

Assine agora. É grátis.

O Banco do Brasil foi notificado pelo Ministério Público Federal (MPF) sobre a abertura de um inquérito civil público para investigar o investimento da instituição no tráfico negreiro, no século 19. A ação, obtida pela BBC Brasil, foi proposta por 14 historiadores de 11 universidades que pesquisaram sobre a participação do banco no comércio ilegal de cativos.

PUBLICIDADE

Por ser um crime contra a humanidade, a denúncia de escravidão ainda pode ser investigada pela Justiça. O MPF deu um prazo de 20 dias para o banco responder aos questionamentos, como sua relação com o tráfico de negros e a relação de traficantes de escravizados com a instituição. Uma reunião com a diretoria do BB também foi solicitada pelos procuradores.

Segundo os historiadores, parte do dinheiro do banco vinha da cobrança de taxas dos navios negreiros, além da distribuição de títulos de nobreza a escravocratas e traficantes que investiam no banco. Além disso, a refundação do BB, em 1853, contou com a assinatura de José Bernardino de Sá, homem que contrabandeou 20 mil africanos e se tornou o maior acionista da instituição. (BBC Brasil)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.