Juiz de Nova York declara Trump culpado por fraude em ação civil

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Culpado por fraude. O juiz Arthur Engoron decidiu hoje que o ex-presidente americano Donald Trump exagerou o valor de sua fortuna em declarações a bancos e seguradoras. A decisão ocorre no âmbito de uma ação civil iniciada pela procuradoria-geral do estado de Nova York, em setembro passado. De acordo com o juiz, Trump e diretores de sua empresa mentiram reiteradamente sobre relatórios financeiros e valores de ativos para conseguir empréstimos com taxas melhores e seguros mais baratos, violando a legislação. A ação também cita dois dos filhos de Trump e sua empresa como réus. O patrimônio líquido do ex-presidente teria sido exagerado em até US$ 2,2 bilhões em algumas das declarações.

PUBLICIDADE

A decisão antecede o julgamento marcado para começar na segunda-feira e pode deixar o caminho mais tranquilo para autora da ação de fraude contra Trump, a procuradora-geral Letitia James. Também limita o escopo do julgamento da semana que vem pois, na prática, adiantou que a audiência não é necessária para determinar que o núcleo dos argumentos dela é válido, ou seja, houve fraude.

Assim, o julgamento deve se centrar no valor a ser pago por danos. A multa prevista é de cerca de US$ 250 milhões e separação da família Trump da liderança da Organização Trump. A defesa do republicano vai recorrer da decisão.
O caso não tem relação com os quatro processos criminais que o ex-presidente enfrenta. (Folha)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.