Brasileiros ficaram mais pessimistas com economia desde a eleição

A economia preocupa mais os brasileiros agora do que em dezembro. É o que revela pesquisa Datafolha divulgada ontem. Levantamento realizado nos dias 29 e 30 de março, com 2.028 pessoas, mostra que 26% esperam uma piora na economia. Em dezembro, logo após a eleição de Lula, 20% pensavam dessa forma. Também caiu a taxa de quem espera uma melhora: de 49% para 46%. No geral, a percepção é de continuidade: 41% dizem que a situação está igual (35% em dezembro), 35% falam em piora (frente a 38%) e 23% afirmam que melhorou (26% na pesquisa anterior). Individualmente, a expectativa piorou: 56% esperam uma melhora (59% antes); 14% acreditam em piora (11% em dezembro); e 28% acham que a situação econômica pessoal vai ficar como está, mantendo o número anterior. Também há pessimismo em relação ao desemprego, pois 44% acreditam em alta, contra 36% há três meses, e 29% apostam em redução, frente a 37%. José Luis Oreiro, professor da Universidade de Brasília, afirma que as pessoas estão pessimistas porque a situação é objetivamente ruim e não estão percebendo economia. “Houve um aumento inegável dos combustíveis, e o alívio do corte do ano passado foi perdido com a volta dos impostos”, diz. (Folha)

O novo arcabouço fiscal, que segue nesta semana para o Congresso, é um dos recursos para melhorar o cenário econômico. O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que, apesar de não ter base, acredita na aprovação do marco fiscal. Apresentada oficialmente no último dia 30, a nova regra tem como elemento central a limitação do crescimento das despesas a 70% da variação da receita dos 12 meses anteriores. Embora tenha sido bem recebida por parte do mercado, tem despertado questionamentos, especialmente sobre como aumentar a arrecadação. (Poder 360)

Para entender melhor e ler com calma, separamos três análises: Valor, Estadão e Agência Brasil.

A mesma pesquisa indica que Lula é aprovado por 38% e reprovado por 29%. Outros 30% o consideram regular e 3% não souberam responder. Em relação aos três primeiros meses de sua gestão, 51% dizem que fez menos do que se esperava; 25% dizem que fez o esperado; 18% dizem que fez mais; 4% não souberam responder e 2% deram outras respostas. Dos entrevistados, 50% acreditam que o governo Lula será ótimo ou bom; 27%, que será regular; 21%, ruim ou péssimo. (Folha)

O resultado da pesquisa foi bem recebido pelo governo. O ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, publicou no Twitter que o resultado “mostra a força do novo governo”. Já Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil de Bolsonaro e líder da minoria no Senado, disse que a pesquisa “comprova, acima de qualquer dúvida razoável, que o governo Lula é um tigre de papel”. Bernardo Mello Franco destaca que, nos próximos dias, o Planalto lançará uma ofensiva publicitária – “O Brasil voltou” – para capitalizar a retomada de programas sociais desmontados. “A propaganda pode melhorar o humor do eleitorado, mas o presidente também precisa se ajudar.” Para isso, o governo busca ajustes na estratégia de comunicação, como reuniões para conectar os anúncios e falas dos ministros ao Palácio do Planalto e redução no número de compromissos de Lula, diminuindo ruídos. (Folha e Globo)

PUBLICIDADE

Em depoimento à Polícia Federal, o sargento da Marinha Jairo Moreira da Silva afirmou que, por ordem do tenente Cleiton Henrique Holszchuk, assessor do tenente-coronel Mauro Cid, foi ao aeroporto de Guarulhos em dezembro para retirar as joias sauditas dadas a Jair Bolsonaro. Homem de confiança do então presidente, Mauro Cid era seu ajudante de ordens. Moreira foi ouvido pela PF na condição de testemunha. (g1)

Já o ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque admitiu à PF, em depoimento no último dia 14, que não informou aos fiscais da Receita Federal do Aeroporto de Guarulhos sobre as joias. Ele disse que só abriu a caixa no dia seguinte, no ministério, onde os itens ficaram guardados por quase um ano. (Globo)

Sob a alegação de celeridade na transferência de recursos, o Congresso manobra para ampliar as chamadas emendas PIX, onde o dinheiro é repassado diretamente aos municípios sem que estes tenham que apresentar os projetos a que se destina. O valor total este ano pode chegar a R$ 10 bilhões, com verba retirada em especial das áreas de assistência social e educação. Especialistas apontam que essa modalidade facilita desvios, uma vez que não há transparência nos repasses e a fiscalização por órgãos de controle, como o TCU, é prejudicada. (Estadão)

Uma explosão em um café de São Petesburgo matou ontem o popular blogueiro militar russo Vladlen Tatarsky, um dos mais fervorosos apoiadores de Vladimir Putin e da invasão da Ucrânia, e deixou outros 25 feridos. Segundo fontes do Ministério da Defesa, Tatarsky era orador e homenageado em um evento político no local e foi presenteado com uma estátua numa caixa. A bomba estaria dentro. Daria Trepova, uma militante de 26 anos que já havia sido detida em protestos contra a invasão, foi presa por envolvimento no atentado. O blogueiro tinha mais de 500 mil seguidores no Facebook e ficou famoso por fazer publicações na linha de frente das tropas invasoras. Em agosto do ano passado, um carro-bomba matou outra apoiadora importante de Putin, a jornalista Darya Dugina, filha do ideólogo ultranacionalista Alexander Dugin. (BBC)

A Polícia de Nova York está montando um esquema especial de segurança para a manhã de terça-feira, quando o ex-presidente Donald Trump vai ouvir as acusações pelas quais foi indiciado no caso de suborno de uma atriz pornô. Desde a semana passada estão sendo monitoradas redes sociais para identificar a convocação de atos pró e contra Trump, que chegará na cidade na noite de hoje. Os advogados do ex-presidente classificam o caso como perseguição política, enquanto a promotoria afirma que ele cometeu fraudes contábeis a fim de mascarar o pagamento para que Stormy Daniels não revelasse durante a campanha presidencial de 2016 um caso extraconjugal entre eles de anos antes. Há a possibilidade Trump ser preso durante o indiciamento. (New York Times)

Enquanto isso no quartel…

Orlando Pedroso

Calabouco fiscal 560

Viver

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) alerta para o alto risco de desabastecimento de insulina de ação rápida no Sistema Único de Saúde (SUS) entre maio e meados de junho. O medicamento é utilizado por pessoas com diabetes tipo 1, mantendo os níveis de glicose estáveis após as refeições. Segundo o TCU, o Ministério da Saúde tem estoque garantido apenas para este mês, não há possibilidade de realizar aditivo nos atuais contratos, tampouco houve proposta nos dois últimos pregões para a compra do produto. A pasta diz já ter iniciado o processo de aquisição emergencial. (g1)

A Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira, uma Medida Provisória, editada no governo Bolsonaro, sobre o Programa de Regularização Ambiental. A MP tem emendas à versão original do texto, flexibilizando a Lei da Mata Atlântica. Uma delas permite o desmatamento para construir redes de transmissão de energia, gasodutos e sistemas de abastecimento de água sem necessidade de estudo prévio de impacto ambiental. Também desobriga a captura e o transporte de animais silvestres, que precisam apenas ser afugentados. Além disso, a nova regra isenta de autorização estadual o corte da vegetação em áreas urbanas. O texto segue para o Senado. A Mata Atlântica é o bioma mais desmatado e está presente onde 70% da população brasileira vive. (Estadão)

Ao menos 32 pessoas morreram após uma série de tornados e tempestades atingir o Sul e o Meio-Oeste dos Estados Unidos neste fim de semana. Foram mais de 50 alertas de tornados em pelo menos sete estados americanos, deixando casas destruídas, árvores e telhados arrancados, além de veículos arremessados pelos ares. O Tennessee foi um dos estados mais atingidos com 15 mortes confirmadas até ontem. Em Illinois, quatro pessoas morreram, entre elas, uma que não resistiu após a queda do telhado no Apollo Theatre, em Belvidere, na sexta-feira. Outras 28 pessoas que assistiam a um show de heavy metal também ficaram feridas. (CNN)

Cotidiano Digital

Cumprindo a promessa, Elon Musk tornou o código-fonte do algoritmo de recomendações do Twitter aberto na última sexta-feira. Isso significa que qualquer usuário interessado em entender detalhes sobre como a plataforma sugere contas e posts pode conferir no repositório oficial da empresa no GitHub. A medida já havia sido anunciada no mês passado pelo bilionário e promete ajudar na identificação de problemas de forma mais rápida. Além disso, a decisão visa afastar suspeitas de que a rede social penaliza ou aumenta o alcance de certos perfis. Entenda como funciona. (Canaltech e Núcleo Jornalismo)

PUBLICIDADE

O telefone celular completa 50 anos hoje. O engenheiro americano que ganhou o apelido de “Pai do Celular”, Martin Cooper, de 94 anos, diz que o aparelho tem um potencial virtualmente ilimitado e que, um dia, pode ajudar na batalha contra algumas doenças. Mas, neste momento, estamos um pouco obcecados por eles. Em 3 de abril de 1973, Cooper, então engenheiro da Motorola, fez a histórica primeira ligação de um telefone celular, na Sixth Avenue, em Nova York. O aparelho era um protótipo do DynaTAC, comercializado em 1983. Apesar de reconhecer o potencial do dispositivo, Cooper confessa que fica “arrasado” ao ver alguém atravessando a rua e olhando para o celular, e pede que as pessoas parem um pouco de olhar para as telas. (g1 e Estadão)

Cultura

Para ler com calma. Hollywood encaretou. Entre os dez filmes de maior bilheteria de 2022, nenhum tinha uma cena de sexo ou nudez. O fato de apenas um deles, Top Gun: Maverick, o primeiro colocado, não ser de super-heróis ou “para a família” pesa nessa constatação. A Raquel S. Benedict já alertava em 2021 para o fato de os filmes exibirem corpos cada vez mais perfeitos e menos sexuais. “O erotismo provoca um questionamento existencial que nem todo mundo sabe lidar”, diz o psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP Daniel Kupermann. (Globo)

Publicado originalmente em 1936, o livro ...E O Vento Levou, da americana Margaret Mitchell (1900-1949), terá, em suas novas edições, um texto de apresentação com um alerta de gatilho sobre a representação da escravidão na obra. O romance é ambientado no Sul dos Estados Unidos durante a Guerra de Secessão (1861-1865) e o período de reconstrução que se seguiu. Pessoas escravizadas aparecem por todo o texto, embora sem protagonismo. Porém, ao contrário do que foi feito com livros de Agatha Christie, a editora decidiu respeitar a obra original e não suprimir ou alterar qualquer trecho. Desde 2020, o filme clássico baseado no livro é precedido na HBO por um vídeo explicando ao espectador o contexto da obra e a visão estereotipada dos escravizados. (Folha)

Morreu, aos 71 anos, o tecladista, compositor, produtor e ator japonês Ryuichi Sakamoto, famoso por trilhas sonoras arrebatadoras e premiadas. Embora ele tenha falecido na terça-feira, a notícia só foi divulgada ontem. Nascido em Tóquio em 1952, ele começou a aprender piano ainda na infância e despontou para a fama na década de 1970, com a banda de música eletrônica Yellow Magic Orchestra (YMO). Em 1983, estreou como ator de cinema e compositor de trilhas sonoras com Furyo – Em Nome da Honra (Spotify), que lhe redeu o BAFTA (o Oscar britânico). Mas seu maior triunfo aconteceu quatro anos depois, quando a trilha de O Último Imperador (Spotify) ganhou o Oscar, o Globo de Ouro, o Grammy e, mais uma vez, o BAFTA. Ao longo da carreira ele manteve uma ligação estreita com a música brasileira, gravando com artistas como Marisa Monte e Jaques Morelenbaum. (g1)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.