Prezadas leitoras, caros leitores —

Desde a década de 1940, quando surgiram os primeiros computadores, a humanidade busca a inteligência artificial. Pois o futuro chegou. Computadores já são capazes de escrever textos e criar fotografias de momentos que nunca existiram. Ainda neste 2023, sistemas similares serão capazes de criar vídeos, proteínas, anticorpos, remédios. Sim, começarão a salvar vidas.

Enquanto isso, há quem sugira que a especialidade de radiologia, na medicina, desaparecerá em poucos anos. Não é a única profissão que pode se extinguir em breve.

E estas IAs também oferecem outros desafios. No momento que começam a tomar decisões sobre nossas vidas, são um teste para os valores iluministas que regem as democracias. Todos temos direito ao devido processo quando decisões a nosso respeito são tomadas por seguradoras, bancos, mesmo pela Justiça. A inteligência artificial toma decisões, mas não é capaz, tecnicamente, de explicar por que as tomou.

Vamos mesmo entregar decisões sobre vidas à caixa-preta?

Na Edição de Sábado do Meio, o editor Pedro Doria se debruçará para fazer o panorama de em que ponto estamos, quais os benefícios que já vemos, os riscos que antevemos. Sem catastrofismo, também sem euforia.

Sabe onde também se falou bastante de IA? Na Rio2C, maior evento de criatividade da América Latina, que estamos acompanhando de pertinho para te contar. E vamos dar uma olhada ainda nas estratégias de Arthur Lira, presidente da Câmara, para não perder o passo das transformações políticas pós-Bolsonaro.

Percebe como receber o conteúdo premium é garantia de variedade, atualidade, profundidade e inteligência original?

Assine!

— Os editores.

Lula usa viagem à China para bater nos EUA

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China parece seguir um roteiro de questionamento aos EUA. Na posse da ex-presidente Dilma Rousseff à frente do Novo Banco de Desenvolvimento, o Banco do Brics, ele criticou a hegemonia do dólar como moeda do comércio internacional. “Por que não podemos fazer comércio lastreado na nossa moeda? Por que não podemos ter o compromisso de inovar? Quem é que decidiu que era o dólar a moeda depois que o ouro desapareceu como paridade?”, indagou. Como forma de driblar a moeda americana, no fim de março, os bancos centrais de Brasil e China já haviam fechado acordo de conversão direta de real e yuan para o comércio entre os dois países. Em seguida, Lula visitou a gigante de tecnologia Huawei, considerada pelos americanos um risco à segurança e um braço de Pequim. Hoje ele se reúne com o presidente Xi Jinping. (Valor)

Lula evitou a imprensa e temas sensíveis para os chineses, como democracia e direitos humanos, conta Jamil Chade. (UOL)

Eliane Cantanhêde: “Com Joe Biden, Lula chegou e saiu de mãos abanando, sem sequer um valor razoável para o Fundo Amazônia. Com Xi Jinping, levou e vai trazer malas cheias de acordos e intenções. Lula volta domingo, e o chanceler da Rússia, Serguei Lavrov, chega no dia seguinte a Brasília. Coincidência? Certamente, o governo de Biden acha que não...”

Para ler com calma. Na visita de fevereiro a Washington, em encontros privados, Lula alertou que, apesar das derrotas de Trump e Bolsonaro, forças globais de extrema direita continuam a ameaçar a liberdade política. Para fazer frente a isso, sugeriu a formação de uma rede transnacional para lutar por seus valores políticos e fazer frente à privação econômica e à mudança climática. (Politico)

PUBLICIDADE

Lula é uma das cem pessoas mais influentes de 2023, segundo a revista Time. Nos seus dois mandatos anteriores, ele também foi elencado pela publicação, em 2004 e em 2010. Desta vez, a escolha se deve à questão ambiental. O texto que justifica sua escolha na categoria líderes foi escrito pelo ex-vice-presidente americano Al Gore, que chama Lula de “campeão do clima”. “Como presidente, Lula prometeu fortalecer a posição do Brasil no mundo – renovando o compromisso do país com a democracia, a justiça e a equidade econômica. Mas em nenhuma outra área ele pode causar um impacto mais significativo do que nas crises do clima e da biodiversidade”, escreveu Gore. Lula é acompanhado pelos presidentes dos EUA, Joe Biden, e da Colômbia, Gustavo Petro, e do primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz. (Folha)

Veja a lista completa. (Time)

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) no processo sobre a reunião com embaixadores em que ele questionou o sistema eleitoral e que pode torná-lo inelegível por oito anos, adotou um tom conciliador na peça com as alegações finais, afirmando que o encontro foi “de interesse das relações exteriores do Brasil, diante do debate público instaurado à época”. “Não houve qualquer hostilidade antidemocrática ao sistema eleitoral no evento realizado no dia 18/07/2022", alega a defesa, que sustenta como argumento central que o então presidente não adotou uma atitude golpista, mas fazia uma discussão legítima sobre o funcionamento das urnas eletrônicas. O julgamento pelo Tribunal Superior Eleitoral deve ocorrer nos próximos dias. A Procuradoria-Geral Eleitoral deu parecer favorável à inelegibilidade do ex-presidente. (Folha)

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, negou ontem o pedido da defesa de Bolsonaro (PL) de retirada do sigilo provisório da ação em curso no TSE. (Poder360)

Desconsiderando uma orientação do recém-aposentado ministro do STF Ricardo Lewandowski, o desembargador do TRF-4 Marcelo Malucelli determinou novamente a prisão do advogado Tacla Duran, réu na Lava-Jato que acusa o hoje senador Sérgio Moro (UB-PR) de extorsão. Segundo Lauro Jardim, porém, há suspeita de conflito de interesses, já que o filho do desembargador, José Eduardo Malucelli, de 28 anos, é sócio do ex-juiz no escritório Wolff & Moro Sociedade de Advogados e namorado de Júlia Wolff Moro, de 22 anos, filha mais velha do senador. (Folha e Globo)

As imagens não mentem; os depoentes, nem tanto. Suspeito de financiar atos golpistas, o empresário bolsonarista Joveci Xavier de Andrade negou ontem, em depoimento à CPI dos Atos Antidemocráticos, que tivesse participado da tentativa de golpe em 8 de janeiro. Foi a senha para o presidente da comissão, deputado Chico Vigilante (PT-DF), mostrar em um telão fotos de Andrade no acampamento em frente ao QG do Exército e já na Esplanada dos Ministérios. “Eu não entendi assim o ‘participar’. Ir lá, ir no QG eu fui muitas vezes. Eu entendi o participar de forma diferente”, tentou se justificar o empresário, dono de uma rede de supermercados. (g1)

O FBI prendeu ontem o principal suspeito de vazar em redes sociais documentos secretos do Pentágono com informações sobre a guerra na Ucrânia e sobre aliados e rivais dos EUA. Jack Teixeira, de 21 anos, trabalha no setor de inteligência e TI da Guarda Aérea Nacional e aparentemente lidera um fórum online na plataforma Discord voltado para games, armamentismo e memes racistas, no qual os documentos foram inicialmente publicados. O Pentágono classificou o vazamento como “ato criminoso deliberado”. Os documentos mostram a extensão da rede de espionagem americana, que se infiltrou do Ministério da Defesa russo e até em países aliados, como Israel, Coreia do Sul e Ucrânia. Teixeira deve ser apresentado à Justiça ainda na manhã de hoje, em Boston. (CNN)

Concebido para ser um ponto de encontro de jovens gamers, o Discord se tornou, por conta de suas salas fechadas e da difícil moderação, um terreno fértil para discursos de ódio. (Folha)

Convoque seu Buda

Tony de Marco

Dalai-Lama-Kiss

Viver

Um estudo realizado pela Fiocruz, Universidade Federal de Roraima e Rede Bionorte aponta que o aumento de casos da malária em território ianomâmi nos últimos anos está ligado ao avanço do garimpo ilegal. As notificações dessa doença cresceram significativamente entre 2016 e 2020, mesmo período em que o MapBiomas registrou um aumento em mais de 30 vezes das áreas de garimpo na terra indígena. Especialistas destacam que o desmatamento causado pelos garimpeiros cria condições ideais para a transmissão dessa enfermidade. (CNN Brasil)

A Agência Espacial Europeia adiou o lançamento da sonda Juice, previsto para ontem. As condições meteorológicas, com risco de raios na Guiana Francesa, fizeram com que uma nova tentativa seja realizada hoje. A missão, com custo de € 1,6 bilhão, deve chegar a Júpiter em julho de 2031 e descobrir se suas principais luas - Calisto, Europa e Ganimedes - têm condições propícias para acomodar vida microbiana em seus oceanos ocultos. Por não ter energia suficiente para fazer uma viagem direta, o foguete Ariane-5 fará uma série de sobrevoos pelo Sistema Solar até lançar Juice ao destino final numa viagem de oito anos. A espaçonave carrega dez instrumentos entre câmeras, detectores de partículas e um radar para mapear características dos subsolos. (BBC)

O Twitter começou a retirar de sua plataforma conteúdos extremistas denunciados pelo Ministério da Justiça. Segundo Estela Aranha, assessora especial do ministro Flávio Dino e futura secretária de Direitos Digitais na pasta, a rede social de Elon Musk já realizou cem exclusões desde quarta-feira. A empresa também disponibilizou um canal direto para atender agentes do governo caso alguma publicação não tenha sido retirada. A mudança de comportamento do Twitter em relação a seus conteúdos mudou no mesmo dia em que Dino publicou uma portaria para regular a ação de redes sociais sobre postagens que estimulem violência nas escolas, com punições que vão de multa ao banimento de empresas que descumprirem a determinação. Na segunda-feira, uma reunião entre representantes do governo e de big techs gerou incômodo, após uma advogada do Twitter dizer que um perfil com fotos de assassinos de crianças em atentado a uma escola não violava os termos de uso da plataforma. (Globo)

Cultura

O filme Firebrand, primeiro em língua inglesa do diretor brasileiro Karim Aïnouz, foi anunciado ontem como um dos longas na competição principal do Festival de Cannes deste ano. Com elenco encabeçado por Jude Law e Alicia Vikander, a história mostra o fim do reinado de Henrique VIII (1491-1547) sob a ótica de sua sexta esposa, Catarina Parr (1512-1548). Mas Aïnouz não é o único representante do Brasil. A Flor do Buriti, de Renée Nader Messora e do português João Salaviza, está na mostra Un Certain Regard, enquanto Retratos Fantasmas, de Kléber Mendonça Filho, terá uma exibição especial, fora da competição. O festival acontecerá entre 16 e 27 de maio. (Estadão)

PUBLICIDADE

O calor e a umidade da Amazônia deixaram Gene Simmons, baixista e vocalista do Kiss, literalmente com a língua de fora. O músico de 73 anos, que usa no palco uma indumentária de quase 20kg, passou mal durante o show da banda em Manaus, primeiro de sua turnê brasileira, e precisou se sentar numa cadeira para recuperar o fôlego, enquanto Paul Stanley, cantor principal e guitarrista, anunciava uma pausa. Após alguns minutos, Simmons se recuperou, e o quarteto retomou a apresentação. Na tarde de ontem, ele publicou uma nota no Twitter para assegurar aos fãs que estava bem. (g1)

Morreu ontem, aos 93 anos, a estilista inglesa Mary Quant, que provocou uma revolução no comportamento mundial com agulha, linha e pouco tecido. De sua butique Bazaar, na boêmia King’s Road de Londres, a minissaia conquistou o planeta, chocou conservadores e se tornou um símbolo da contracultura nos anos 1960. Embora o designer francês Andre Courreges e outros estilistas do período reivindicassem a criação da minissaia, foi Quant quem a popularizou, atribuindo a invenção às próprias clientes: “Eu fazia roupas que deixavam a pessoa correr e dançar e tinham o comprimento que a cliente quisesse. Eu as fazia bem curtas, e elas diziam ‘encurte mais, encurte mais’”, contava. (BBC)

Cotidiano Digital

Além de rede social, o Twitter deu mais um passo para se tornar também uma plataforma financeira. A empresa anunciou nesta quinta-feira uma parceria com a eToro, companhia de negociações e investimentos. A novidade vai permitir que seus usuários comprem e vendam ações, criptomoedas e outros ativos financeiros. As informações estarão disponíveis por meio do Cashtags, recurso lançado em 2012 pelo Twitter e que já oferece a visualização de dados de negociação em tempo real da plataforma TradingView, mas apenas de alguns ativos. Com o novo acordo, o serviço será expandido para cobrir mais instrumentos e classes de ativos. Desde que comprou o Twitter, Elon Musk está empenhado em transformar a plataforma em um “superaplicativo” que oferece uma variedade de serviços. (CNBC e Época Negócios)

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira uma mudança para evitar roubos de conta. Com a novidade, o aplicativo poderá pedir uma confirmação no aparelho antigo se houver uma tentativa de transferir as conversas para um novo celular. O recurso começou a ser liberado para todos os usuários ontem. Outra medida criada pelo WhatsApp é a verificação nos dispositivos para combater arquivos mal-intencionados no celular. A ideia é impedir que os malwares possam enviar mensagens sem permissão em nome dos usuários. (g1)

O Conselho Europeu de Proteção de Dados (EDPB, na sigla em inglês) criou uma força-tarefa para tratar do ChatGPT, com objetivo de definir regras de privacidade para a inteligência artificial (IA). Especialistas, os EUA e vários outros governos da Europa também expressaram preocupação com o rápido crescimento da adoção do ChatGPT e produtos similares de IA. No mês passado, a Itália retirou do ar a ferramenta no país, depois que a agência de proteção de dados italiana suspendeu temporariamente a plataforma e iniciou uma investigação sobre uma suspeita de violação de privacidade. Nesta quinta, Espanha e França também anunciaram uma investigação sobre o ChatGPT. (UOL)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.