CPMI quer acesso ao celular de Jair Bolsonaro

Acesso ao celular de Jair Bolsonaro e seus aliados. É o que pede a CPMI sobre os atos de 8 de janeiro e, para isso, aprovou ontem requerimento para que a Polícia Federal (PF) compartilhe o resultado da análise feita no aparelho do ex-presidente apreendido na Operação Venire, que apura suspeita de fraude no cartão de vacinação dele e de sua filha. O ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid também poderão ter os dados de seus celulares acessados pelos parlamentares. A PF precisa responder aos pedidos e ainda não há garantia de que a comissão terá acesso às informações. O senador Rogério Carvalho (PT-SE) é o autor do requerimento aprovado. Na justificativa, ele afirma que Bolsonaro usou as redes sociais como instrumento de desinformação e prática de atos ilícitos. “Nessa linha, é importante que tenhamos acesso a uma ferramenta que possibilitou essas postagens: o celular do ex-presidente.” (Globo)

Entre os 285 requerimentos dos parlamentares, foram aprovados os pedidos de convocação de aliados e ex-integrantes do governo Bolsonaro como testemunhas. Anderson Torres, Braga Netto, Augusto Heleno e Mauro Cid estão na lista mas ainda não há data para que deponham. Por outro lado, a CPMI rejeitou a convocação de pessoas ligadas ao governo Lula, como o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias; e o ex-diretor-adjunto da Abin Saulo Moura da Cunha. (g1)

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes disse ontem que os casos mais graves do 8 de janeiro serão julgados até o fim do ano. Isso será possível porque a Procuradoria-Geral da República pretende fazer denúncias em bloco. (piauí)

PUBLICIDADE

Especulação e machismo. Foi o que o disse, após audiência na Câmara, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), sobre as pressões por sua substituição por Celso Sabino (União Brasil-PA). “A especulação também é muito grande, infelizmente. Não pelo governo, mas por alguns aí, a questão do machismo estrutural. Sou da Baixada Fluminense, família muito humilde”, afirmou. Daniela disse ser “Lula até o fim”. “Quero muito que o Brasil dê certo, tem as condições possíveis para que isso aconteça. Não tenho problema algum, estou à disposição do presidente para servir o Brasil junto com ele”, disse na Câmara. Seu marido, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos-RJ), fez coro: “Temos uma relação histórica. Fui Lula 1, Lula 2, Dilma 1, Dilma 2, e agora sou Lula 3 e Lula 4”. (Folha e Poder360)

Mais cedo, a ministra se reuniu com Lula. Segundo Daniela, a conversa foi “muito boa, muito positiva”. De acordo com interlocutores, o presidente afirmou que existe um problema concreto: o pedido de migração de Daniela para o Republicanos. Ele deixou claro que, caso haja a troca, o motivo será estritamente político. Também elogiou o trabalho da ministra, que participará da reunião ministerial de amanhã, quando apresentará um balanço das ações desenvolvidas até o momento. Já o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, disse que “o partido não vai fazer beicinho” pela manutenção de Daniela no cargo, destacando que Lula tem o direito de escolher o primeiro escalão do seu ministério. Disse ainda que o partido não vai retaliar os governistas em seus projetos. (Globo)

Conversa com o Presidente. Esse é o nome da live semanal de Lula, que estreou ontem, às 8h30. Comandada pelo jornalista Marcos Uchôa, vão tratar das ações e feitos do governo, sempre às terças. Em pouco mais de meia hora e de forma descontraída, o presidente falou da retomada da economia, respondeu sobre a relação entre agronegócio e MST, abordou o problema da alfabetização no país e deu palpite sobre a seleção de futebol. (UOL)

A audiência da primeira transmissão ao vivo do presidente Lula no atual governo ficou abaixo de outros momentos do petista e das lives do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Até as 13h30 de ontem, nos seus perfis oficiais, havia pouco mais de 217 mil visualizações. Os números ainda podem crescer, uma vez que o conteúdo segue nas redes. Especialistas elogiaram o formato, no estilo podcast, podendo ser assistido ou ouvido de qualquer lugar. (Globo)

Meio em vídeo. O presidente Lula estreou suas transmissões ao vivo em redes sociais — única estratégia do governo anterior que deve ser mantida. Fez acenos à classe média, mandou recados ao MST e ao agro, convocou estudantes a prestar o Enem e sonhar. Mas passou longe das agruras da relação com Arthur Lira. Agora, diferentemente do ex-presidente, não foi negacionista nem golpista. É importante lembrar, ressalta Flávia Tavares na coluna Cá Entre Nós. (YouTube)

Com conteúdo semelhante, as ações do PL e da federação formada por PT, PV e PC do B protocoladas no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) vão tramitar conjuntamente. A decisão é do desembargador Mario Helton Jorge, que concordou também com a produção de provas testemunhais. Os processos, com foco nos gastos de Moro na pré-campanha, apontam suposto caixa 2, abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e indícios de triangulação de contratos, para pagamento de despesas pessoais de Moro e de despesas de natureza eleitoral, o que pode configurar desvio de recursos partidários. Os partidos querem que o mandato de Moro seja cassado e que ele seja declarado inelegível por oito anos. (Folha)

A morte de Silvio Berlusconi deveria marcar para nós um momento de reflexão. Ocorreu na Itália como no Brasil. O resultado da Operação Mãos Limpas, que revelou o nível de corrupção no sistema político do país, lançou os italianos num longo período de aventuras que danificou profundamente sua democracia. Não foi diferente com a Lava-Jato aqui. Não é uma contradição que o combate à corrupção possa piorar uma democracia? Há uma lição a se aprender? Pedro Doria, editor do Meio, encara essa história no Meio Político desta semana. E todo assinante premium recebe. Já assinou?

O ex-presidente Donald Trump é formalmente réu em um processo federal por manuseio indevido de documentos secretos após deixar a Casa Branca. Primeiro ex-governante dos EUA a se ver nessa situação, ele foi indiciado na manhã de ontem em um tribunal federal em Miami por 37 acusações e se declarou inocente em todas. A despeito da gravidade das acusações, a promotoria não pediu qualquer medida restritiva, como a apreensão do passaporte. Trump só está proibido de entrar em contato com outros acusados no caso. (CNN)

Cambistas

Marcelo Martinez
MEIO_mm_14jun_560px

Viver

Para ler com calma. A “água do fundo da Antártica” é a mais fria e salgada do planeta e é fundamental para que o oceano atue como um amortecedor contra as mudanças climáticas ao absorver o excesso de calor e carbono produzido pelo ser humano, além de fazer circular nutrientes. Mas as mudanças de longo prazo nos ventos e no gelo marinho estão fazendo com que essas águas diminuam e fiquem mais quentes, segundo estudo publicado pela British Antarctic Survey. O volume do Mar de Weddell diminuiu 20% nas últimas três décadas e aqueceu quatro vezes mais rápido do que o restante dos oceanos. (CNN Brasil)

Um ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) do Espírito Santo foi condenado a sete anos de prisão, em regime semiaberto, por ocultação de cadáver durante a ditadura militar. Na sentença, a Justiça Federal de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, reconheceu a imprescritibilidade dos crimes cometidos por Cláudio Antônio Guerra, considerados contra a humanidade. Ele confessou ter recolhido os corpos de 12 pessoas nas cidades do Rio e de Petrópolis para serem incinerados em Campos dos Goytacazes entre 1973 e 1975. Guerra poderá recorrer em liberdade. (Metrópoles)

Uma vacina contra chikungunya, produzida pela farmacêutica Valneva, mostrou ser segura e eficaz com apenas uma dose em primeiro ensaio clínico publicado na respeitada revista científica Lancet. Chamado VLA1553, o imunizante provocou uma resposta imune em 99% dos participantes da pesquisa nos Estados Unidos. Como o estudo não foi realizado em países onde a doença é endêmica, como nações africanas, asiáticas ou de outras partes da América, ainda não é possível atestar a segurança e eficácia da vacina em regiões onde a população pode ter uma imunidade pré-existente. No Brasil, os testes são realizados desde fevereiro de 2022 pelo Instituto Butantan. (g1)

Cultura

Em que pesem as previsões pessimistas, a inteligência artificial pode operar verdadeiros milagres. Graças a ela, Paul McCartney pretende lançar até o fim do ano a “canção final” dos Beatles (Spotify) a partir de uma fita gravada por John Lennon pouco antes de sua morte, em 1980. A demo, com uma etiqueta “para Paul”, foi entregue a este no início do ano por Yoko Ono. McCartney ainda não anunciou qual faixa usará, mas aposta-se em Now And Then, que chegou a ser trabalhada para as coletâneas lançadas na década de 1990, mas foi abandonada devido à má qualidade da gravação dos vocais de Lennon. Além de a tecnologia de IA permitir “limpar” a voz, há passagens instrumentais para Now And Then gravadas por George Harrison, que morreu em 2001, fazendo dela um autêntico registro dos Fab Four. (BBC)

PUBLICIDADE

Os romances de Cormac MacCarthy, que morreu nesta terça aos 89, retratavam um sudoeste americano árido não só no terreno e no clima, como também na gente. Tinha uma visão pessismista de suas personagens, como se misturasse os gêneros noir e western. No Country for Old Men, um de seus livros de maior sucesso, foi adaptado para o cinema pelos irmãos Joel e Ethan Coen (trailer). O sucesso veio relativamente tarde, já aos 60, com o taciturno Todos os Belos Cavalos. Os livros mais elogiados pela crítica foram A Estrada e Meridiano de Sangue, publicados no Brasil pelo selo Alfaguara. (New York Times)

Apesar de a venda de ingressos para os shows extras de Taylor Swift (Spotify) no Brasil só começar no dia 22, cambistas presenciais e online agem livremente. Das 17 barracas já montadas no ponto de venda física oficial em São Paulo, 12 são ocupadas pelos criminosos, e os fãs da cantora americana têm de negociar para não serem expulsos da fila. Além disso, um site dos EUA já oferece ingressos para as apresentações adicionais por até R$ 12 mil, mais de dez vezes o maior valor oficial. Embora a atividade seja crime previsto em lei, cambistas raramente são incomodados. O Procon-SP cobrou explicações da empresa responsável pela venda dos ingressos, e a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) pediu que o Ministério Público investigue o caso. (g1)

Cotidiano Digital

O mercado de inteligência artificial (IA) tem um novo unicórnio, nome dado às empresas que atingem a avaliação de US$ 1 bilhão. A Synthesia, plataforma de mídia digital que permite aos usuários criar clones digitais gerados por IA, chegou a tal marca após arrecadar US$ 90 milhões (cerca de R$ 436,50 milhões) em investimentos. A rodada de aporte foi liderada pela empresa americana de capital de risco Accel e contou com investimentos da fabricante de chips Nvidia. O montante será usado para investir em pesquisa de IA e colaborações com as principais universidades do mundo. A Synthesia foi fundada em 2017 em Londres, no Reino Unido. A empresa desenvolveu um software que possibilita a criação de avatares digitais em mais de 120 idiomas diferentes, eliminando câmeras, atores e outros custos na produção de vídeos profissionais. (Época Negócios)

Uma instabilidade na Amazon Web Services (AWS), plataforma na nuvem da Amazon que hospeda e gerencia diversos sites pelo mundo, deixou serviços e portais que fazem o uso da ferramenta fora do ar na tarde de ontem. Sites do Shutterstock, Delta Airlines e aplicativos do McDonald’s, Burger King e Taco Bell foram afetados nos EUA. (The Verge)

Meio em vídeo. Que Cora Rónai adora celulares, todo mundo já sabe. Se for dobrável, então, nem se fala. Ela conta para Pedro Doria todos os detalhes do novo lançamento da Motorola, o Razr 40 Ultra, que está testando. (YouTube)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.