Ipec mostra Lula mais distante de Bolsonaro

Encomendada pela TV Globo, a pesquisa do Ipec divulgada ontem mostra que a distância entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) se ampliou nos dois turnos. Na primeira rodada, Lula passou de 46% para 47%, dentro da margem de erro de dois pontos, enquanto Bolsonaro permanece em 31%. Ciro Gomes (PDT) manteve os 7%, Simone Tebet (MDB) foi de 4% para 5% e Soraya Thronicke (UB) ficou em 1%. Os demais candidatos não chegaram a um ponto. Lula tem três pontos a mais que a soma dos adversários, o que indicaria vitória no primeiro turno, mas, por conta da margem de erro, não é possível atestas esse cenário. Num eventual segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 54% a 35%, uma diferença dois pontos acima do levantamento anterior. O presidente segue liderando na rejeição: 50% dos eleitores não votariam nele em hipótese alguma, contra 33% que rejeitam Lula. (g1)

Com números mais modestos, a pesquisa FSB/BTG também apontou aumento na distância entre os líderes. Lula foi de 41% para 44%, fora da margem de erro, enquanto Bolsonaro permaneceu com 35%. Ciro e Simone caíram dois pontos cada, para 7% e 5%, respectivamente. Soraya ficou com 1%, e Felipe D’Ávila (Novo), que tinha 1%, não conseguiu pontuar. No segundo turno, aponta o levantamento, Lula venceria Bolsonaro por 52% a 39%. (UOL)

PUBLICIDADE

Buscando dar tração ao movimento pelo voto útil no primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu ontem, em São Paulo, oito ex-candidatos a presidência para apoiá-lo. Um foi Geraldo Alckmin (PSB), que o enfrentou como tucano em 2006 e hoje é seu candidato a vice. Outro foi o petista Fernando Haddad, que disputa o governo paulista, e quatro são de partidos aliados: Guilherme Boulos e Luciana Genro, do PSOL, Marina Silva, da Rede, e João Goulart Filho (PCdoB). Os outros dois, embora em legendas que não apoiam o PT, têm forte ligação com Lula. Henrique Meirelles (União Brasil) foi seu presidente do Banco Central nos dois governos, e Cristovam Buarque (Cidadania) foi ministro da Educação no primeiro mandato do petista. (Poder360)

Além da reunião de ontem, conta Ana Flor, Lula acena ao mercado financeiro com uma reunião exclusiva com Meirelles, a ser marcada antes do primeiro turno. A campanha petista ainda não deu detalhes sobre suas propostas para a economia, mas a reaproximação com Meirelles, que foi também ministro da Fazenda de Michel Temer e criador do teto de gastos (criticado pelo PT), pode acalmar o eleitorado liberal. (g1)

Meio em vídeo. Voto útil ou não voto útil? Para os eleitores de Ciro Gomes e Simone Tebet que já decidiram que votarão em Lula no segundo turno, quais os argumentos para antecipar a decisão e votar logo no primeiro? E quais os argumentos para não fazer isso? Confira a análise de Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Benedito Gonçalves proibiu o uso na campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) de imagens do discurso que ele fez para apoiadores em Londres no último domingo e a retirada de publicações com o tema nas redes sociais. A decisão foi tomada a pedido da senadora e candidata Soraya Thronicke (UB-MS). Ela argumentou que Bolsonaro usa eventos a que comparece como chefe de Estado para promover sua candidatura. (CNN Brasil)

Mais cedo, bem antes da decisão do ministro, Bolsonaro se irritou a ser questionado pelo uso eleitoral de sua ida ao funeral da rainha Elizabeth II. “Você acha que eu vim aqui fazer política? Pelo amor de Deus, não vou te responder”, disse ele, que encerrou a entrevista na porta da Embaixada brasileira em Londres após nova pergunta sobre o assunto. (UOL)

A postura de campanha do presidente incomodou o corpo diplomático brasileiro, com Julia Duailibi. Os diplomatas consideram que “faltou sobriedade” no discurso a apoiadores durante uma viagem oficial. Hoje, o presidente discursa na abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. (g1)

Meio em vídeo. Na reta final da corrida pelo Palácio do Planalto, o #MesaDoMeio recebe hoje, às 19h, alguém que conhece por dentro os meandros do poder, o ex-presidente Michel Temer. Mariliz Pereira Jorge, Christian Lynch e Flávia Tavares ouvem Temer sobre os rumores de conversas com Lula e sua visão das eleições. Logo depois, no segmento exclusivo para assinantes premium, os três vão responder às perguntas do público. Ainda não é premium? Assine! (YouTube)

A Justiça Federal do Paraná suspendeu liminarmente ontem a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que havia condenado o ex-chefe da força-tarefa da Lava Jato Deltan Dellagnol a devolver aos cofres públicos verba gasta com diárias e passagens durante a operação. Para o juiz federal Augusto Cesar Pansini Gonçalves, as “ilegalidades abundam e são manifestas” no acórdão do TCU. Candidato a deputado federal pelo Podemos, Dellagnol ficaria inelegível com a condenação pelo TCU. (Poder360)

Uma parte da História britânica se encerrou ontem às 19h30, hora local, quando o caixão de chumbo com o corpo da rainha Elizabeth II foi baixado a uma câmara no subsolo da capela no Castelo de Windsor, sua residência favorita. Foi o fim também de 11 dias de homenagens à monarca que por mais tempo ocupou o trono do Reino Unido, 70 anos. Pela manhã, o corpo foi levado do Parlamento à Abadia de Westminster numa procissão assistida no local por cerca de cem mil pessoas e comandada pelo rei Charles III e seus irmãos. No templo, um dos mais tradicionais de Londres, aproximadamente dois mil convidados assistiram à cerimônia – o primeiro funeral de Estado desde a morte de Winston Churchill, em 1965. Além da família real, estavam presentes a primeira-ministra Liz Truss e todos os ex-primeiros-ministros desde John Major, chefes de governo de países da Commonwealth e líderes como os presidentes dos EUA, Joe Biden, e da França, Emmanuel Macron. Como manda o protocolo, a coroa, o cetro a orbe foram retirados de cima do caixão, marcando oficialmente o fim do reinado de Elizabeth II. (BBC)

Embora tenha sido a última cerimônia oficial, a descida à câmara da capela de Windsor não foi o destino final do corpo de Elizabeth II. Mais tarde, o caixão foi levado para uma capela privada onde estão os restos mortais dos pais da rainha, o rei George VI e sua mulher, também chamada Elizabeth. O caixão do príncipe Philip, que morreu no ano passado, também foi levado para a capela e colocado ao lado da rainha. (CNN)

Pompa, tradição e emoção marcam as imagens do funeral de Elizabeth II. (Guardian)

Viver

Um levantamento realizado pela Fiocruz mostra que três em cada cinco crianças brasileiras menores de cinco anos estão desprotegidas neste ano contra a poliomielite, doença que causa a paralisia infantil. Mesmo com a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite até o fim deste mês, 6,4 milhões das 11,5 milhões de crianças elegíveis ainda não receberam o imunizante até a última sexta-feira. Os dados preocupam especialistas, que avaliam uma possibilidade real da volta do vírus ao país. (Globo)

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou que as primeiras 50 mil doses da vacina contra a varíola dos macacos chegam ao Brasil ainda neste mês. Os imunizantes serão disponibilizados para profissionais da saúde e pessoas que tiveram contato com infectados pelo vírus. Até sábado, o país teve 6.869 casos confirmados da doença e mais 5.747 suspeitas. A pasta também afirmou, nesta segunda-feira, que aguarda recomendação da área técnica para iniciar a imunização de crianças de seis meses a quatro anos contra a covid com a vacina da Pfizer, aprovada pela Anvisa na sexta-feira. (Metrópoles e g1)

As agências espaciais americana (Nasa) e europeia (ESA) divulgaram ontem as primeiras imagens de Marte registradas pelo telescópio James Webb. Em uma delas é possível ver a rocha vulcânica de Syrtis Major, uma das regiões mais escuras do planeta, e o brilho da Bacia de Hellas, uma das maiores crateras de impacto do sistema solar. A outra mostra um mapa de emissão térmica, com a variação de luz emitida conforme Marte perde calor. A Nasa informou que o telescópio será utilizado pelos astrônomos para coletar informações sobre a superfície e a atmosfera marciana. (g1)

Panelinha no Meio. Poucos alimentos são tão versáteis quanto a batata. Uma forma inusitada de preparo, originária da Áustria, é a batata hasselback, na qual a raiz, ainda com a casca é cortada quase até o fim em fatias finas, besuntada de manteiga, assada e temperada com alecrim. É um acompanhamento perfeito para carnes.

Cultura

Mesmo atuando há 33 anos, a atriz americana Viola Davis diz que só conseguiu se reconhecer numa personagem ao interpretar a general Nanisca, protagonista de A Mulher Rei (trailer), que estreia nesta quinta-feira. “Passei 10 anos da minha vida estudando atuação. Interpretei personagens clássicas a vida inteira. Nunca senti pertencimento. De repente, com esse sentido, me senti no meu mundo. Pode encontrar todas as paletas da Viola e entender a complexidade de ser uma mulher preta”, diz ela. Dirigido por Gina Prince-Bythewood e produzido por Viola e seu marido, Julius Tennon, A Mulher Rei conta a história verdadeira das Agojie, mulheres guerreiras que protegiam o rei da Daomé, hoje Benin. (Globo)

PUBLICIDADE

Prêmios literários são bons por valorizarem os escritores, claro. Mas, se puderem aproximá-los do público, melhor. Começa nesta sexta-feira, às 18h, no Theatro Municipal de São Paulo, a série Encontro com Autores, na qual vencedores do Prêmio Jabuti conversam com a plateia em dois encontros mensais. A estreia será com a filósofa Sueli Carneiro, Personalidade Literária do Jabuti deste ano. Os ingressos são gratuitos, limitados a 200 pessoas, e podem ser retirados uma hora antes do evento, no próprio teatro. (Estadão)

Após 38 anos, Cássia Kiss decidiu que chegou a hora de dar um basta nas novelas. Em entrevista ao Fantástico, ela anunciou que Travessia, de Glória Perez, será sua última participação nos folhetins da Globo. “Eu passei por personagens que foram muito interessantes, que construíram como mulher, como atriz, como ser humano, até como mãe. Mas estou aqui vivendo essa coisa bonita que é fechar um ciclo”, disse. (Notícias da TV)

E o ator Jackson Antunes foi escalado para substituir José Dumont na novela Todas as Flores, da Globoplay, conta Patrícia Kogut. Dumont foi preso na semana passada por posse de pornografia infantil e é suspeito de pedofilia. (Globo)

Cotidiano Digital

A franquia de games “Grand Theft Auto” (GTA) teve o conteúdo do “GTA 6” vazado após uma invasão hacker. A informação foi confirmada ontem pela Rockstar Games, produtora responsável pela franquia. Durante um fim de semana, um usuário postou em um fórum dedicado ao jogo um arquivo que incluía 90 vídeos com imagens do “GTA 6”. A sexta edição do game ainda não tem data de lançamento e é um dos jogos mais esperados atualmente entre fãs. Em comunicado, a Rockstar Games afirmou que a empresa está decepcionada e que estão trabalhando para que o resultado surpreenda as expectativas dos jogadores. (g1)

Enquanto isso, a Uber atribuiu o ataque hacker que invadiu os sistemas internos da empresa ao grupo Lapsus$. O incidente foi descoberto na quinta-feira passada e forçou a empresa a suspender temporariamente sistemas e programas internos, como o Slack e Google Cloud. Nenhum cliente ou dado de usuário foi comprometido durante o ataque. (The Verge)

Mark Zuckerberg, CEO da Meta e um dos mais ricos do mundo, já perdeu US$ 71 bilhões em 2022. Seu patrimônio agora é avaliado em US$ 35 bi. Com o prejuízo, Zuckerberg é 20º na lista de bilionários da Bloomberg. A última baixa na fortuna do executivo foi em março de 2020, quando registrou US$ 59 bilhões. A derrocada da fortuna do CEO está relacionada aos novos rumos da controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, que vem somando esforços na criação de projetos de metaverso. Em 2021, Zuckerberg chegou a ser o quarto homem mais rico do mundo, com uma fortuna em cerca de US$ 106 bilhões. (Bloomberg)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.