Campanhas tentam conter estrago após ataques a Vera Magalhães

Os comandos das campanhas do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato ao governo paulista, passaram o dia ontem tentando conter os danos do ataque à jornalista Vera Magalhães pelo deputado estadual bolsonarista Douglas Garcia (Republicanos-SP). Ela saía de um debate entre candidatos a governador quando o deputado, filmando com o celular, a abordou com ofensas e mentiras sobre seu salário. O incidente aconteceu num momento em que Bolsonaro tenta vencer a resistência do eleitorado feminino. Rompido com Garcia desde o ano passado, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) usou o Twitter para criticá-lo: “Não há justificativa para provocar uma jornalista e tentar constrangê-la gratuitamente no seu local de trabalho, sem que ela tenha dado qualquer motivo para isso”. Embora Garcia estivesse no local como parte da comitiva de Tarcísio, o ex-ministro disse que “mal o conhecia”, e, em resposta, o deputado publicou um vídeo dos dois juntos. O candidato ao governo telefonou para a jornalista para se desculpar pelo incidente, e, via Twitter, Vera agradeceu, mas lembrou que a autorização para esse tipo de comportamento parte dos líderes. (Folha)

O impacto na campanha de Tarcísio foi imediato, mostra Guilherme Amado. O Google Trends registrou um aumento de 500% nas buscas relacionando o ex-ministro a Vera ou Garcia. O Twitter registrou mais de 200 mil postagens sobre o incidente. (Metrópoles)

O Ministério Público de São Paulo abriu uma investigação contra Douglas Garcia por causa do incidente com Vera Magalhães. Como é deputado estadual, ele só pode ser processado pelo procurador-geral do estado. Mas o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa informou que vai apurar se houve quebra de decoro. Dois deputados do PT informaram que vão pedir a cassação do colega. E o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, determinou que o caso seja analisado também pela procuradoria eleitoral do estado, já que Garcia é candidato a deputado federal. (g1)

PUBLICIDADE

Meio em vídeo. Nesta edição do Conversas com o Meio, o cientista político Cláudio Couto, da Fundação Getulio Vargas, analisa a reta final da campanha eleitoral. Âncora do podcast Fora da Política Não Há Salvação, ele comenta sobre as chances reais de Lula vencer no primeiro turno e a importância de um vice como Alckmin na organização partidária. Por que a política econômica não foi tão pautada até agora nessa aliança? E mais: como se dá essa virulência entre PDT e PT? Qual o futuro de Bolsonaro e da extrema-direita? (YouTube)

Diferentemente do que apurou o Ipec, a pesquisa Genial/Quaest divulgada ontem indica um estreitamento da distância entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno. Lula recuou de 44% para 42%, dentro da margem de erro, enquanto Bolsonaro se manteve com 34%. Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Felipe D’Ávila (Novo) também mantiveram índices anteriores, 7%, 4% e 1%, respectivamente. Também houve mudança no segundo turno, com Lula recuando de 51% para 48%, fora da margem, e Bolsonaro passando de 39% para 40% — dentro da margem. (Metrópoles)

Já o PoderData apurou que Lula e Bolsonaro mantiveram os índices da pesquisa anterior, 43% e 37%, assim como Ciro (8%) e Simone (5%), enquanto D’Ávila, que não havia pontuado, apareceu com 1%. No segundo turno, Lula recuou de 52% para 51% e Bolsonaro avançou de 40% para 42%, ambos na margem de erro. (Poder360)

Equipes do Datafolha que realizam pesquisa eleitoral vêm sendo hostilizadas em diversos pontos do país. Somente na terça-feira foram contabilizados dez incidentes em oito estados: São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Maranhão, Goiás, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. (Folha)

Dirigentes de cinco centrais sindicais — Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e Pública Central dos Servidores — divulgaram nesta quarta-feira uma carta aberta em que pedem aos eleitores do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) que votem já no primeiro turno no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O documento irritou Antonio Neto, presidente licenciado da CSB e candidato a deputado pelo PDT paulista. Ele classificou a carta, assinada por seu vice, José Avelino Pereira, como “assédio eleitoral”, informa o Painel. (Folha)

O próprio Ciro reagiu, não à carta, mas ao apelo de Lula pelo voto útil, dizendo que esse é um discurso de “autoritários e covardes”. E foi além. “Não querem deixar sequer as pessoas terem a autonomia e a serenidade de escolher seu candidato numa eleição de dois turnos”, disse, em vídeo. A senadora Simone Tebet, candidata do MDB, também protestou, classificando a iniciativa como “desrespeito à população”. (Metrópoles)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) classificou como “interferência” a decisão unânime de Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibindo o uso em campanha eleitoral das imagens do 7 de Setembro. “Mais uma interferência. Cada vez mais ações para prejudicar o governo mostrar o seu trabalho. O povo foi pela independência, mas foi também para ver e ouvir o presidente”, afirmou. (CNN Brasil)

E o TSE manteve a decisão que limitou em 25% o tempo de participação da primeira-dama Michelle Bolsonaro, considerada “apoiadora”, na propaganda eleitoral do marido. Em duas ações, PT e PDT afirmavam que o PL violou a lei eleitoral ao exibir um spot de 30 segundos 100% ocupado por Michelle. Em campanha no Rio Grande do Norte, a primeira-dama disse que mulher deve ser “ajudadora” do marido: “A mulher tem que ser ajudadora do esposo, não é isso? É a gente que aguenta né?” (UOL)

Embratel

Tech no próximo nível

As cidades inteligentes usam diferentes tipos de tecnologia para coletar dados e usá-los para gerenciar recursos e ativos eficientemente, oferecendo melhores serviços à população. As medidas envolvem segurança pública, sustentabilidade, transporte e soluções integradas de segurança, educação, planejamento e transparência. Em vários países do mundo bons exemplos smart cities, como Amsterdã, na Holanda, e Tóquio, no Japão. No Brasil, o Ranking Connected Smart Cities avaliou as cidades mais inteligentes do país com base em 75 indicadores e 11 eixos temáticos. Entre elas estão Niterói (RJ) e Vitória (ES). Confira o ranking completo e a pontuação de cada cidade analisada.

Em breve, clientes do Vale do Silício, Houston e Mountain View, na Califórnia, poderão receber seus pedidos do Uber Eats por meio de veículos autônomos. A empresa norte-americana Nuro, desenvolvedora de veículos de entrega elétricos e autônomos, firmou uma parceria de longo prazo com a Uber para usar suas microvans para transportar pedidos. Os veículos da Nuro são carregados com sensores laser, câmeras e radares. Os testes do sistema robotizado devem começar ainda este ano. (Forbes)

E um estudo mostrou que o público gamer de 13 a 17 anos gasta cerca de 12,5 horas por dia nos videogames que trazem algum tipo de experiência imersiva. A pesquisa entrevistou 5 mil gamers nos Estados Unidos, Brasil, China e Japão, entre outros países, e mostra que essa faixa etária tem gastado mais tempo e dinheiro no metaverso do que os jogadores mais velhos, de 18 a 34 anos. Além disso, metade dos entrevistados prefere passar tempo com seus amigos em jogos do que sair pessoalmente. Veja outros insights. (Época Negócios)

Viver

Um estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan), divulgado nesta quarta-feira, mostra que três em cada dez famílias brasileiras passam por insegurança alimentar moderada ou grave. Considerando a insegurança leve, são 125,2 milhões de pessoas passando por alguma dificuldade para se alimentar ou passando fome no país. Norte e nordeste são as regiões com maior proporção de famílias com insegurança alimentar grave, com Alagoas, Piauí e Amapá entre os estados com mais habitantes nessa situação. Em números absolutos, o sudeste tem a maior concentração de pessoas passando fome, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. (g1)

PUBLICIDADE

Panelinha no Meio. Tudo bem. Talvez escarola, amendoim torrado sem sal e pimenta-de-caiena não sejam itens tão comuns nas despensas, mas, com eles você prepara em poucos minutos uma escarola refogada tostadinha com amendoim picante que acrescenta novas camadas de sabor.

Cultura

Há uma anedota que atribui todos os infortúnios do mundo pós-2016 à morte, em janeiro daquele ano, de David Bowie. Para nos animar a revertê-los, estreia hoje nos cinemas Moonage Daydream (trailer), documentário/experiência de Brett Morgen abrangendo toda a carreira de um dos mais criativos artistas da música pop. Dirigido pela francesa Nicole Garcia, Amantes (trailer) traz Stacy Martin como uma mulher que, numa viagem com o marido, reencontra um antiga paixão, com consequências perigosas. Para assustar, Órfã 2 – A Origem (trailer) é uma “prequência” do filme de suspense sobre uma assassina (não tão) mirim. E para rir, Fabiana Karla faz a participante de um reality gastronômico em Uma Pitada de Sorte (trailer).

Confira a programação dos cinemas na sua cidade. (Adoro Cinema)

Menos de um mês depois de iniciar em São Paulo a turnê HOLY FVCK, a cantora americana Demi Lovato anunciou em um post em redes sociais, depois apagado, que está abandonando os palcos. “Estou doente pra caramba e não consigo sair da cama. Não posso mais fazer isso. Esta próxima turnê será minha última. Eu amo e agradeço vocês”, escreveu a cantora de 30 anos. Segundo veículos dos EUA, a “próxima turnê” é o braço americano da HOLY FVCK, que começa na próxima semana e tem 25 shows agendados até novembro. (g1)

Desde que a atriz Halle Bailey foi anunciada como Ariel na versão live action de A Pequena Sereia, a produção e a estrela foram alvo de ataques racistas, culminando com uma onda de dislikes ao trailer oficial. Todo esse ódio recebeu uma resposta contundente (e fofa) por meio de um vídeo em que meninas negras se surpreendem e encantam ao se reconhecerem na princesa. “Ela é preta!”, exclama uma. “A pele dela é marrom igual à minha”, diz outra. A Pequena Sereia estreia em maio do ano que vem. (Estadão)

Cotidiano Digital

O Tribunal Geral da União Europeia (TGUE) multou o Google em cerca de US$ 4,125 bilhões por violar leis de concorrência em países do bloco. De acordo com a Corte, a empresa impôs restrições ilegais aos fabricantes de dispositivos móveis Android e operadoras de redes móveis para “consolidar a posição dominante de seu mecanismo de busca”. A gigante de tecnologia ainda tentou contestar a decisão, mas teve o recurso rejeitado. O tribunal considerou, no entanto, “adequado” reduzir o valor da multa, de 4,3 para 4,125 bilhões. Além da União Europeia, a Coreia do Sul também anunciou ontem uma multa contra o Google por supostas violações de privacidade. A Meta, controladora do Facebook, também foi multada. Os valores somam mais de US$ 70 milhões. (Reuters)

A atualização mais importante da história do Ethereum foi realizada com sucesso na madrugada desta quinta-feira. O processo, chamado de The Merge e concluído por volta das 03h (horário de Brasília), concretizou a troca de consenso da rede do modelo proof-of-work (PoW) para o proof-of-stake (PoS). Mais de 40 mil pessoas acompanharam a transmissão oficial no YouTube, que mostrou a imagem de um panda na tela com a legenda “POS Activated” ao fim da atualização bem-sucedida. Em essência, a criptomoeda passará a consumir menos energia, preparando o cenário para futuras melhorias que tornarão a blockchain mais fácil e barata de usar. (The New York Times)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.