Vereadora assassinada no Rio

Marielle Franco, que estava em seu primeiro mandato na Câmara do Rio pelo PSOL, foi assassinada dentro de seu carro não longe da sede da Prefeitura. Tinha 38 anos, fora eleita a quinta mais votada da cidade. Era próximo das 21h30 quando um automóvel emparelhou com o da parlamentar e abriu fogo. Investigadores da Polícia Civil recolheram pelo menos oito cápsulas e, segundo eles, os criminosos sabiam em que banco Marielle estava sentada, pois foi onde miraram apesar dos vidros escuros e de ser noite. Seu motorista, na linha de tiro, também morreu. Uma assessora, sentada ao lado, foi atingida apenas por estilhaços. A Divisão de Homicídios da Polícia Civil trabalha com a hipótese de ter sido uma execução. Nos últimos dias, pelo Facebook e pelo Twitter, ela vinha denunciando a violência da Polícia Militar. O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, determinou que a Polícia Federal ajude na investigação. (Globo)

Apenas algumas horas antes, um novo comandante, indicado pelo interventor general Braga Netto, assumiu a PM-Rio. O coronel Luís Cláudio Laviano foi imediatamente cobrado pela participação de policiais nas milícias que atuam na região metropolitana. Pois, também ontem, uma operação de Polícia Civil e Ministério Público prendeu quatro PMs milicianos. “Os milicianos atuam onde?”, perguntou retoricamente. “Onde existe um vácuo de poder, onde existe um espaço.”

Nem da Rocinha: “Você acha que não tem corrupção no Exército? Eu me lembro que alguns militares falavam pros nossos soldados. ‘Pôxa, não fica com fuzil na rua não, esconde isso porque depois a gente leva bronca do sargento.’” O traficante foi entrevistado na Penitenciária Federal de Porto Velho pelo repórter Gil Alessi, do El País.

Ilona Szabó: “O Brasil possui o maior número absoluto de mortes por armas de fogo no planeta — cerca de 44 mil em 2017. Sabemos que o custo de matar aqui é baixo. Menos de 10% das mortes violentas resultam em condenação. Ao contrário do que seu nome fantasia sugere, o Estatuto do Desarmamento não desarma o cidadão. Hoje, um brasileiro maior de 25 anos pode possuir até seis armas em casa ou local de trabalho, desde que cumpra requisitos. No entanto, é importante que se entenda que possuir uma arma é um ato de grande responsabilidade. Armas são instrumentos de ataque e raramente de defesa, e aumentam o risco de acidentes, suicídios e assassinatos de parceiros íntimos em lares onde estão presentes. Se sua escolha é possuir uma, não subestime os riscos. O estatuto proíbe o porte de armas para civis, isto é, cidadãos comuns não podem andar armados nas ruas. Faz todo sentido. A ideia de que armar civis torna as sociedades mais seguras é um mito. Estudo do Ipea em São Paulo mostra que o aumento de 1% de armas de fogo eleva em até 2% a taxa de homicídio. Um último esclarecimento sobre o referendo de 2005. Nele, a população decidiu que civis poderiam continuar a comprar armas no Brasil. E seu resultado foi respeitado, uma vez que a posse continua permitida no país.” (Folha) via Pioneiros

PUBLICIDADE

Bernardo Mello Franco: “Para Lula, Dilma perdeu apoio no Congresso porque não soube lidar com os políticos e teve ‘pouca vontade’ de aprender. ‘Muitas vezes ela não fazia aquilo que era simples fazer’, observa. ‘Nunca vi tanta unanimidade de deputados e senadores contra. Todo mundo reclamava’, conta. ‘Cheguei a dizer para a Dilma: Olha, você vai passar para a história como a única presidente que nem os ministros defenderam.’” (Globo)

E... Um certo triplex localizado no Guarujá e penhorado por ordem do juiz Sérgio Moro está à venda por leilão judicial. O imóvel do Condomínio Solares tem 297,89 m2, e, o que é raro na região, acesso por elevador privativo. O lance mínimo é de R$ 2,2 milhões. Os lances online podem ser realizados até 14h do dia 15 de maio.

O presidente Michel Temer afirmou ontem, na abertura do Fórum Econômico Mundial para América Latina, que caso o governo de Donald Trump não aceite negociar exceções para o aumento de tarifas de importação de aço, o Brasil vai entrar com uma representação na OMC, a Organização Mundial do Comércio, junto a outros países que sofreram prejuízos com a medida. A briga, no entanto, seria a última alternativa. O presidente deve ligar para Trump em breve, propondo a abertura de negociações sobre o tema.

Roberto Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio: “Há o risco econômico, pois o aço é um produto muito comercializado no mundo inteiro e é insumo para vários setores da economia, como automotivo, linha branca, de construção civil. A medida pode alterar os preços relativos e causar desvios de comércio. E há o risco sistêmico, pois outros países acham que ela [a medida] não é compatível com as regras multilaterais, e fazem ameaças. Há sempre o risco de uma escalada de retaliações que culminam no risco de uma guerra comercial. Estamos fazendo esforços para que não aconteça.” (Folha)

Enquanto isso... Dezenas de milhares de secundaristas, em todos os Estados Unidos, deixaram ontem suas salas de aula em escolas de grandes centros urbanos como Nova York e Chicago, mas também em cidades médias e pequenas. Levantaram-se, abriram as portas e desceram corredores reunindo-se em silêncio no lado de fora. Nenhum ato reuniu tanta gente num gesto político simultâneo desde os protestos contra a Guerra do Vietnã, nos anos 1960. O walkout marcou um mês da morte de 17 estudantes num high school da Flórida. Daqui a dez dias uma grande passeata está marcada para Washignton. Pedem maior controle na venda de armas.

Cultura

A HBO liberou as primeiras imagens da série A Amiga Genial, baseada no romance de Elena Ferrante. O casting durou oito meses e reuniu mais de 9.000 crianças e 500 adultos. Com oito episódios, a série está sendo produzida em Caserta, na Itália. Ainda não há previsão de estreia. (Folha)

Um vídeo no seu feed do Instagram. Na parte de baixo da tela, a leitura do roteiro de uma grande cena do cinema. Acima, a performance do ator ou atriz que a interpretou nas telas. A ideia da página Script to screen, criada por um adolescente americano de 17 anos, é ressaltar a apreciação ao roteiro, à direção, edição e atuação. “Você consegue ver como cada ator executa sua fala de modos diferentes, e também quando eles acrescentam ou removem falas. Isso torna a cena melhor ou mesmo o filme como um todo. Além disso, eu acho que você passa a respeitar mais os atores por ver quanto trabalho eles colocam em seus papéis. Vê-los imergindo em seus personagens é algo incrível”, diz o criador da conta, John Kinnane. (Nexo)

A Netflix começa a estudar como fazer um programa noticioso semanal no modelo do 60 Minutes americano — um Globo Repórter com jornalismo investigativo. Faz parte da estratégia que inclui a série documental criada pelo ex-presidente Barack Obama, que também está em negociação. O serviço de streaming, que já atacava as TVs tradicionais nas séries, parte agora para o jornalismo.

Viver

Em vídeo: O astrofísico pop Neil deGrasse Tyson entrevista o cosmólogo Stephen Hawking.

Galeria: A vida de Stephen Hawking em imagens.

E o dia em que o cientista cantou sua versão de Galaxy Song, dos Monty Python.

PUBLICIDADE

Quer ser feliz? Vá para a Finlândia. O país nórdico ocupa o topo do World Happiness Report 2018, o ranking dos países mais felizes do mundo. É seguido pela Noruega, Dinamarca, Islândia e Suíça. O Brasil está em 28º lugar — caiu seis posições. Burundi, na África, é o país mais triste. O relatório mediu a felicidade em 156 países, de acordo com parâmetros como o PIB per capita, a expectativa de vida saudável, a liberdade social e a ausência de corrupção.

Entre 2010 e 2016, as mulheres que trabalham na Microsoft fizeram 238 denúncias de discriminação por gênero ou assédio sexual dentro da companhia. Os dados surgiram num processo aberto contra a empresa, acusada de negar sistematicamente aumentos de salário ou promoções para mulheres, e foram divulgados pela Reuters. Segundo os documentos liberados pelo tribunal, a Microsoft considerou apenas um dos 118 casos de discriminação como legítimo. Os advogados responsáveis pelo processo querem transformar o caso em uma ação de classe, que pode envolver mais de oito mil mulheres. A empresa se defende: diz que gasta US$ 55 milhões por ano para promover diversidade e inclusão.

Uma única garrafa d’água pode conter dezenas ou até milhares de partículas microscópicas de plástico. É o que mostra uma pesquisa da Orb Media, organização jornalística sem fins lucrativos sediada em Washington. Foram testadas mais de 250 garrafas de 11 marcas, incluindo a Minalba, no Brasil. Em um momento em que a poluição por plástico vem preocupando cientistas e governos de vários países, os testes revelaram contaminação por plásticos variados, inclusive polipropileno, náilon e tereftalato de polietileno (PET). (Folha)

Um ano depois de um passageiro ser arrastado para fora de um avião superlotado por comissórios de bordo da United Airlines, a empresa aérea enfrenta outra crise de imagem. Um buldogue francês morreu após ser colocado por um comissário no compartimento de bagagem de mão de uma aeronave. Em nota, a United disse que esse foi um trágico episódio que nunca deveria ter acontecido, e assumiu a culpa pela morte do cachorro. Vale lembrar que a companhia aérea teve a pior taxa de mortes de animais de estimação em 2016 nos Estados Unidos.

Cotidiano Digital

O YouTube começará a publicar informações pescadas da Wikipédia ao pé de vídeos com teorias conspiratórias — principalmente as que vêm ganhando maior circulação, como a ideia de que a Terra é plana ou de que o homem jamais foi à Lua.

Aliás... A trupe da Wikipédia deu uma resmungada por não ter sido avisada antes do anúncio. Mas se disseram felizes pelo reconhecimento de trazer informação com qualidade.

Anualmente, a Harris Insights, uma consultoria que faz pesquisas de mercado, publica um ranking de percepção de marcas, nos EUA. E, pela primeira vez desde 2009, Apple e Google não aparecem no top 20. A Amazon ficou em primeiro lugar. Pela terceira vez. Na avaliação da Harris, o problema das duas gigantes do Vale é que estão deixando de ser vistas como inovadoras. Seus produtos novos não têm mexido com a imaginação dos consumidores.

Aí as pessoas entram no carro e descobrem que ele não tem motorista. Vídeo.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.