Pacheco: Senado deve rejeitar socorro a partidos nanicos

Aprovada em dois turnos na Câmara, a reforma política, que resgata as coligações proporcionais e restringe o poder de fiscalização da Justiça Eleitoral, não deve passar no Senado, segundo o próprio presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). “A tendência é de manutenção do sistema atual. Sistema proporcional, sem coligações, com a cláusula de desempenho para que possa projetar ao longo do tempo um cenário positivo, com menos partidos políticos e, consequentemente, com melhor legitimidade do povo brasileiro em relação à classe política”, disse. (UOL)

Pacheco se reuniu com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e saiu do encontro dizendo que a “democracia não pode ser questionada como vem sendo”. Ele pediu que Fux retomasse a ideia de um encontro entre os chefes dos Três Poderes, descartada após os ataques o presidente Jair Bolsonaro à Corte, com ameaça de pedidos de impeachment contra ministros. Sobre esse tema, Pacheco, que preside o Poder Legislativo, disse que é importante “não banalizar” a figura do impeachment. (CNN Brasil)

Aliás... É grande na Advocacia-Geral da União (AGU) a resistência à elaboração do pedido ao Senado de impeachment dos ministros do STF Luís Roberto Barroso e Alexandre Moraes, desejado por Jair Bolsonaro. O corpo técnico argumenta que o papel constitucional da AGU é representar toda a União, incluindo o Judiciário, e que ela deve ao Executivo somente “consultoria e assessoramento jurídico”. (CNN Brasil)

E... O procurador-geral da República, Augusto Aras, reagiu ontem às críticas de omissão nos inquéritos contra o presidente Jair Bolsonaro e outros integrantes do governo e, pela primeira vez, defendeu abertamente o sistema de urnas eletrônicas. Aras basicamente desqualificou críticos, dizendo que surpreendia o jornalismo por ser “um procurador que não aceita fazer política” e negou atritos com o STF, que vem tocando inquéritos incômodos ao governo à revelia da PGR. (Folha)

PUBLICIDADE

Um dia depois de uma pesquisa da XP/Ipespe mostrar que, na chamada terceira via, somente Ciro Gomes (PDT) chega a 10% das intenções de votos, representantes de PSDB, DEM, MDB, Cidadania, Podemos e PV se reuniram ontem em Brasília. Foi mais uma tentativa de encontrar um nome alternativo ao presidente Bolsonaro e ao ex-presidente Lula. “Se dividir o centro democrático, você perde competitividade. Em contrapartida, se nós estivermos unidos, podemos oferecer uma boa opção para a população”, disse o deputado Baleia Rossi (SP), presidente do MDB. (Estadão)

Embora o PSDB participe das negociações, o partido avança em seu processo interno de prévias. Ontem, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso declarou em vídeo seu apoio ao governador de São Paulo, João Doria. Segundo FHC, o paulista representa “o Brasil do futuro”. (Globo)

Daí que... O ex-presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (sem partido), será secretário de Projetos e Ações Estratégicas, cargo do primeiro escalão do governo João Doria (PSDB), em São Paulo, conta Alberto Bombig. É Doria se articulando nacionalmente. (Estadão)

Enquanto isso... Lula fez ontem uma investida sobre o PP, principal partido do Centrão e da base de Bolsonaro no Congresso. No Piauí, terra do presidente da legenda e ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, o petista disse acreditar que “esse casamento (Bolsonaro e Nogueira) será mais curto do que se imagina”. O PP foi aliado do PT nos governos Lula e Dilma, com vários de seus integrantes envolvidos tanto no mensalão quanto no petrolão. (Folha)

O STF tomou ontem uma decisão que afeta e muito a vida dos partidos ao considerar inconstitucional o princípio da “candidatura nata”, pelo qual o ocupante de um cargo eletivo tem automaticamente o direito a se candidatar à reeleição, sem passar pela convenção partidária. Em seu relatório, o ministro Nunes Marques avaliou que “cabe ao candidato submeter-se à vontade coletiva do partido, não ao contrário” e foi acompanhado por todos os outros ministros, exceto Gilmar Mendes, que se declarou impedido. (Poder360)

Três pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas quando militantes do Talibã reprimiram com violência uma manifestação na cidade afegã de Jalalabad. Os manifestantes protestavam contra a substituição da bandeira do Afeganistão por uma do grupo extremista em um monumento no centro da cidade. A bandeira do grupo é branca e traz escrito em árabe a Shahada, principal prece do Islã: “Não há outro deus além de Alá, e Maomé, seu profeta.” (G1)

Não que houvesse dúvidas, mas representantes do Talibã deixaram claro que o novo regime no Afegão não será democrático e terá como chefe Hibatullah Akhunkzada, líder do grupo. (Globo)

Em resposta aos protestos que tomaram cidades do país há cerca de um mês, o governo de Cuba baixou um decreto apertando o controle sobre redes sociais. Ficam proibidas postagens que que “incitem mobilizações ou outros atos que perturbem a ordem pública”. (Poder360)

Embratel

Tech no próximo nível

O leilão do 5G no Brasil está previsto para acontecer em outubro, segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria. O anúncio foi feito após a aprovação pelo Tribunal de Contas da União (TCU) das regras do edital do leilão. O documento agora segue para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e, após sua publicação, será possível a realização do leilão em 30 dias. A expectativa é atrair cerca de R$ 40 bilhões em investimentos. (Agência Brasil)

As mudanças no mundo corporativo causadas pela pandemia, como o trabalho remoto e híbrido, não são tendências exclusivamente para profissionais jovens. Um estudo da pela Maturi, plataforma de vagas e desenvolvimento de carreira para os maduros, mostra que os profissionais com mais de 50 anos estão abertos para as transformações digitais do futuro do trabalho. De acordo com a pesquisa, que contou com 2 mil participantes, 78% estão preparados para o home office ou o modelo híbrido; 51% usam ferramentas de colaboração online, e 41% estão acostumados com tecnologia e aplicativos de gestão. (Época Negócios)

Eventos envolvendo problemas de cibersegurança tornaram-se mais frequentes com o desenvolvimento da tecnologia e um desafio para as empresas. Por isso, considerar novas estratégias de segurança para prever riscos pode evitar uma postura reativa das companhias a incidentes. Uma das soluções, por exemplo, é a SIEM, sigla para Security Information and Event Managment ou Gerenciamento de Informações e Eventos de Segurança, capaz de, entre outras ações, aplicar correlação e análises avançadas para detectar ameaças automaticamente com base em machine learning. Entenda a tecnologia e saiba a hora de mudar a estratégia de segurança da sua empresa.

Meio em vídeo. Quem nunca ligou para o 0800 em busca de ajuda e ficou longos minutos no telefone sem sequer ser atendido? A falta de assistência ao consumidor pode caracterizar uma CX ruim. Do inglês 'Customer Experience', a sigla indica a qualidade do trabalho da empresa com seu cliente. Isso torna a CX um dos elementos mais importantes do seu negócio. Confira o Meio Digital no YouTube.

Viver

A diretoria da Anvisa rejeitou ontem, por unanimidade, a aplicação da CoronaVac em crianças e adolescentes. A agência quer que o Instituto Butantan apresente mais dados comprovando que a vacina é segura e eficaz para essa faixa etária. Por enquanto, apenas o imunizante da Pfizer está liberado para menores. Na mesma reunião, a Anvisa recomendou uma dose de reforço da CoronaVac para idosos acima de 80 anos e pessoas com imunidade comprometida. (G1)

Antes mesmo da decisão da Anvisa, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou sobre a necessidade de uma terceira dose diante da variante delta, originária da Índia. Segundo ele, a aplicação seguirá os mesmos critérios originais do Programa Nacional de Imunização (PNI), começando pelos profissionais de saúde e pelos mais idosos. (Folha)

Por conta do avanço da variante delta, os Estados Unidos registraram ontem mais de mil mortes por Covid-19 em um dia, o que não acontecia desde março. O país tenta acelerar o ritmo da vacinação, mas enfrenta o negacionismo de parte da população e a disseminação de notícias falsas sobre as vacinas. (Globo)

Já no Brasil houve nesta quarta-feira o registro de 985 mortes por Covid-19, totalizando 571.703 desde o início da pandemia. A média móvel de 813 óbitos nos últimos sete dias apresentou uma redução de 8% em relação ao período anterior, o que indica estabilidade, após uma longa sequência de quedas. (UOL)

PUBLICIDADE

O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira a renúncia do bispo de São José do Rio Preto (SP), Tomé Ferreira da Silva. A decisão aconteceu após o vazamento de um vídeo em que, durante uma conversa, o religioso aparece se masturbando. Desde 2018 Dom Tomé era investigado por acobertar supostos abusos sexuais cometidos por padres e de ter ele mesmo assediado um jovem por mensagens. (G1)

Panelinha no Meio. Quer dar um tempo na carne? Faça isso com estilo e muito sabor. Experimente esta polenta com espinafre e cogumelos refogados. Mas atenção, não é uma receita vegana. Leva manteiga e parmesão.

Cultura

A Funarte terá de reavaliar o pedido negado de acesso a recursos via Lei Rouanet para o tradicional Festival de Jazz do Capão, determinou ontem a Justiça Federal da Bahia. Em julho, um parecer cheio de referências religiosas barrou a captação de verbas pelo festival. Entre os motivos para a negativa estava uma publicação na conta do evento no Facebook que o descrevia como “antifascista e pela democracia”. Para o juiz, o parecer feriu o princípio da impessoalidade. (Folha)

Uma cidade que aos poucos trocava as vilas e ruas estreitas pelas avenidas e arranha-céus para se transformar na maior metrópole do Brasil. Essa é a São Paulo da década de 1930 retratada em cartões postais pelo alemão Theodor Preising (1883-1962) e que está à disposição do público até o dia 28 numa exposição na Unibes Cultural. A entrada é gratuita, mas com agendamento. (Estadão)

Cotidiano Digital

Imagine um grupo de artistas cujos trabalhos serão destruídos pouco tempo depois de criados. Essa proposta, inclusive, viralizou recentemente com um vídeo de uma obra de Pablo Picasso em chamas. O projeto, batizado de Casa NFT, mantém o registro das criações apenas no digital, quando são vendidas em NFT (Non-fungible Token). Desta vez, a intervenção, que inclusive já tem data para ser destruída, ocupa todos os cômodos de um solar modernista no Jardim Guedala, próximo ao Jockey Club de São Paulo. O local com grafites e pixos de mais de 70 artistas está previsto para ser demolido no próximo dia 23 de agosto. (Época Negócios)

Então… Após a redução no imposto para consoles e jogos pelo governo Bolsonaro, o PlayStation 5, da Sony, ficou mais barato no Brasil. Os novos preços anunciados pela empresa nesta semana giram a partir de R$ 3,9 mil, enquanto o aparelho mais barato custava R$ 4,2 mil. Agora, a versão mais completa do modelo passou de R$ 4,7 mil para R$ 4,4 mil. A queda nos valores também se estende ao PlayStation 4 e aos acessórios, como controles sem fio e câmera HD. (Link Estadão)

Pois é… O governo dos EUA vai investigar 11 acidentes envolvendo a tecnologia parcialmente autônoma dos carros da Tesla e veículos de emergência. O sistema de piloto automático desenvolvido pela empresa, chamada Autopilot, estava ativado em todas as colisões que ocorreram nos últimos três anos, deixando 17 pessoas feridas e causando a morte de uma vítima. (Autoesporte)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.