O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.
Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Dois festivais: Serrote em SP e Itinerância Rebel no Rio

Na parceira do Meio com a Ladrilho Hidráulico, seis eventos culturais imperdíveis em São Paulo e no Rio. Começando por SãoPaulo, a partir desta sexta acontece o Festival Serrote, no IMS da Paulista. Para quem não conhece, a revista Serrote, editada pelo Instituto Moreira Salles, é uma das melhores publicações de ensaios feita nestas terras. E na sexta e no sábado um pouco dessa lufada de inteligência vai acontecer ao vivo, durante o Festival Serrote, que rola, claro, no IMS. O interessante é que essa edição leva para os palcos, com leituras, performances e música o espírito inquieto dos textos da revista. Na sexta, participam Amara Moira, Emilia Estrada, Hurtmold (foto), Lilia Guerra, Maria Isabela Moraes e Tetê, a partir das 20h. Já no sábado às 15h a escritora Amara Moira media uma conversa sobre Corpos Transgressores com a antropóloga Camila de Caux e o artista visual Tetê.

PUBLICIDADE

Outro programa imperdível é o show de Arnaldo Antunes, que acaba de lançar o álbum Novo Mundo, no Sesc Pompeia, sexta, sábado (21h30) e domingo (18h30). Pelo site, os ingressos estão esgotados. Mas, no velho esquema do Sesc, sempre há possibilidade de conseguir um ingresso na hora. No show, além da banda que vem tocando com Arnaldo nos últimos anos, formada por Curumin, Betão Aguiar e Chico Salem, o grupo ganha a adição de Kiko Dinucci e Vitor Araujo, que participam do disco. O repertório deve apresentar quase todas as músicas de Novo Mundo, além de sucessos como A Casa É Sua, Socorro, Já Sei Namorar, Comida e Fora de Si.

Já para os fãs de cinema, vai até a próxima quarta a Mostra Kurosawa no Reag Belas Artes, com uma série de filmes do mestre japonês. Na sexta, passa Ran, de 1985. No sábado, Yojimbo o Guarda Costas, de 1961. Mas o mais legal mesmo é a exibição de Sonhos, de 1990, dentro do projeto Belas Sonoriza, com trilha composta e executada ao vivo por Fernando Sardo. São três sessões com música ao vivo no sábado e três no domingo, sempre às 14h,17h e 20h.

Indo pro Rio, a Fundição Progresso recebe a Itinerância Rebel na sexta no Espaço Verde, a partir das 21h. Um festival para quem gosta de ouvir novos sons, com shows de Ava Rocha com participação de Jonas Sá, Loddo, Mateus Fazeno Rock, Natália Lébeis, Sopphia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo e Vera Fischer Era Clubber.

Para quem é de teatro, uma boa pedida é a ocupação que a Pequena Companhia de Teatro, do Maranhão, faz no CCBB. Eles vão levar várias peças inspiradas em textos literários para os palcos. A primeira, nesta semana é Velhos Caem do Céu Feito Canivetes, inspirada em um conto de Gabriel García Márquez . Sempre com sessões às quintas, sextas, sábados e segundas, às 19h, e domingos às 18h. Depois entram em cartaz Pai & Filho, baseada na Carta ao Pai, de Kafka (8 a 19 de maio), Ensaio sobre a Memória, feita a partir do conto A Outra Morte, de Jorge Luís Borges(22 de maio a 2 de junho) e termina com Desassossego, baseada em Fernando Pessoa (5 a 9 de junho).

Já os fãs de cinema vão curtir o 1º Festival de Cinema Europeu Imovision, que desde a última quinta, leva 14 produções inéditas a nove salas da cidade. Alguns destaques são Dreams, de Dag Johan Hauregard , vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim neste ano, o ucraniano Você É o Universo, de Pavlo Ostrikov, e o grego Síndrome da Apatia, de Alexandros Avranas.

Você encontra mais dicas do que fazer na semana em São Paulo na newsletter gratuita Ladrilho Hidráulico.

 

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.