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Censo Escolar mostra Brasil não atingindo metas do PNE e queda de vagas no EJA

O Brasil ainda não conseguiu avançar em metas importantes para a melhora da qualidade do Ensino Médio, como a ampliação de matrículas de tempo integral e do ensino profissionalizante. Também retrocedeu no atendimento daqueles que não conseguiram estudar na idade adequada. Dados do Censo Escolar 2024 apresentados nesta quarta-feira pelo Ministério da Educação mostram que 1,56 milhão de alunos do Ensino Médio estudam em tempo integral na rede pública, número três vezes maior que os 477 mil registrados há dez anos. O índice representa 23,1% do total de matrículas dessa etapa, mas, abaixo dos 25% estabelecidos pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Também não atingiu a marca de 4,8 milhões de matriculados no ensino técnico, chegando a 2,38 milhões no ano passado. Com mais de 9,3 milhões de analfabetos acima de 15 anos, o país encolheu as vagas para Educação de Jovens e Adultos (EJA), de 3,2 milhões para 2,3 milhões. (Folha)

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