TikTok Shop chega ao Brasil em abril
A TikTok Shop, funcionalidade que permite a venda de produtos diretamente na rede social, deve estrear no Brasil em abril, apenas um mês depois do lançamento no México. A chegada do novo player pode movimentar o comércio eletrônico do país, e bancos já analisam quais empresas podem ser mais ou menos impactadas. Relatórios do Santander e do Itaú indicam que a ferramenta estará disponível no próximo mês, citando informações do site chinês DSB. O TikTok, no entanto, não confirmou a data. O Santander destaca que, no México, a TikTok Shop apostou em parcerias com empresas estabelecidas. Com isso, algumas marcas são vistas como mais preparadas para competir na nova plataforma, entre elas C&A, Magazine Luiza, Mercado Livre, Natura e Renner. Por outro lado, o banco avalia que Azzas (fusão da Arezzo e Grupo Soma), Guararapes (Riachuelo), Grupo SBF e Vulcabras ainda precisam desenvolver estratégias específicas para o ambiente do TikTok. A expectativa é que os primeiros 90 dias no Brasil tragam benefícios como isenção de comissão para vendedores, frete grátis e restrições para joias, alimentos e produtos usados. O Santander estima que, em três anos, a TikTok Shop pode capturar de 5% a 9% do e-commerce nacional. O Brasil é o terceiro maior mercado da plataforma, com 111 milhões de usuários, atrás apenas da Indonésia e dos Estados Unidos. (CNN Brasil)