Campanha de ‘Ainda Estou Aqui’ ao Oscar é incalculável, dizem fontes
A disputa pelo Oscar levou a equipe do filme Ainda Estou Aqui a uma verdadeira maratona de estreias em cinemas e festivais pelo mundo. Mas o produtor Rodrigo Teixeira explica que “Não existe ‘a’ campanha para o Oscar” ou um orçamento específico para isso. “Se há uma estratégia nisso que chamam de campanha é fazer com que o filme seja visto pelo maior número possível de pessoas”, afirma a produtora Maria Carlota Bruno, que está na VideoFilmes, empresa de Salles, desde 1989. Os valores investidos nessa caminhada não são colocados por uma única empresa, como acontecia no modelo criado por Harvey Weinstein. Por se tratar de um investimento privado e haver cláusulas contratuais de sigilo, o total empenhado não é oficialmente divulgado, mas profissionais ligados à produção dizem que foi desembolsado ao menos de R$ 45 milhões, e não US$ 1,5 milhão, (cerca de R$ 8 milhões), informado pelo site IMDb. Com a vitória no Globo de Ouro, distribuidores passaram a investir mais nas campanhas locais, fazendo com que o orçamento de divulgação na disputa pelo Oscar se tornasse incalculável. (Folha)