Starbucks corta funcionários e opções no menu em meio à crise de vendas
A Starbucks anunciou um corte de mais de mil funcionários e a remoção de 30% de seu cardápio, eliminando bebidas pouco populares e complexas de preparar, como algumas misturas com Frappuccino e o White Hot Chocolate. A medida faz parte de um esforço para reverter a queda nas vendas, que já dura quatro trimestres consecutivos. O CEO Brian Niccol, conhecido como “Sr. Conserta-Tudo” por seu histórico em reestruturações, tenta recuperar a essência da Starbucks como um espaço de convivência, em vez de apenas uma local de pedidos. Para isso, além das mudanças operacionais, a rede traz de volta detalhes simbólicos, como mensagens escritas nos copos e estações self-service para leite e açúcar. Os cortes fazem parte de uma tendência maior no varejo, com empresas enxugando operações para reduzir custos e focar em produtos mais rentáveis. A Starbucks, além de enfrentar preços elevados e tempos de espera longos, também lida com um crescente movimento de sindicalização entre seus funcionários, que protestam por melhores condições de trabalho. (CNN Brasil)