Cientista da Nasa mostra locais onde meteoro 2024 YR4 pode cair
O meteoro 2024 YR4 mobiliza astrônomos e astrofísicos de diferentes agências espaciais ao redor do mundo depois que foi descoberto em 27 de dezembro do ano passado. De acordo com relatos iniciais, a rocha espacial é do tamanho de um campo de futebol e passaria muito perto da Terra em 2032. Há uma possibilidade de colisão de 2,3%. Neste contexto, um cientista da Nasa anunciou quais países seriam atingidos pelo asteroide.
De acordo com o engenheiro David Rankin, que integra o Projeto Catalina Sky Survey da Nasa, a ponta superior da América do Sul, o sul da Ásia, o mar Arábico, o norte da África e o oceano Pacífico seriam atingidos. Índia, Venezuela, Paquistão, Equador, Bangladesh, Etiópia, Colômbia, Sudão e Nigéria seriam os alvos da rocha. O ponto exato onde o meteoro nos impactaria dependeria da rotação da Terra no momento de sua chegada.
Os responsáveis pelo rastreamento da rocha ressaltam que “não há necessidade de pânico, já que o impacto ainda não foi confirmado”. Caso o meteoro não mude de rota até a data prevista, o impacto com a Terra pode acontecer em 22 de dezembro de 2032. Os cientistas estudam o envio de uma bomba nuclear ou lasers solares para desviar o curso da rocha. Em dezembro de 2028 ao meteoro deve fazer uma aproximação do nosso planeta. A aproximação crítica seria quatro anos depois. O impacto dele pode danificar uma área equivalente a quase 11 vezes o tamanho da cidade de Buenos Aires. (NPR, Globo)