Poluição do ar pode afetar capacidade de concentração, diz estudo
A exposição a altos índices de poluição do ar pode afetar a capacidade cognitiva do ser humano mesmo em intervalos curtos, de acordo com um estudo publicado na revista científica Nature Communications. Os pesquisadores analisaram testes cognitivos realizados por 26 participantes antes e depois de serem expostos a altos níveis de material particulado por uma hora. Foram avaliados critérios como memória, atenção seletiva, reconhecimento de emoções e vigilância psicomotora.
Os resultados mostraram que mesmo uma breve exposição a altas concentrações de poluição afetou a atenção seletiva e o reconhecimento de emoções dos participantes. Isto pode influenciar a capacidade de um indivíduo se concentrar nas tarefas, evitar distrações e comportar-se de forma socialmente adequada. Já a memória dos participantes não foi afetada, o que pode indicar que algumas funções cerebrais são mais resistentes à exposição à poluição a curto prazo.
Globalmente, a poluição do ar é o principal fator de risco ambiental para a saúde humana, causando impacto nos sistemas cardiovascular, pulmonar, provocando alterações no neurodesenvolvimento e aumentando a mortalidade prematura. (Nature Communications)