Kendrick Lamar e o Super Bowl 59
![](https://www.canalmeio.com.br/wp-content/uploads/2025/02/20250207-lamar-1024x576.webp)
No próximo domingo (9) acontece em Nova Orleans, nos EUA, o Super Bowl 59, mas o que importa mesmo para muita gente é o que acontece no intervalo do jogo. Todo ano o evento tem um grande show em sua pausa, e nesta edição quem toma de assalto o palco é o Rapper Kendrick Lamar, que conquistou nada menos do que cinco Grammys na última semana.
Esta será a primeira aparição pública de Kendrick após a premiação e há uma grande expectativa do público. A atração contará também com a cantora e rapper SZA. Em 2024, o show de Usher no intervalo atraiu uma audiência de mais de 210 milhões de espectadores. Tradicionalmente, o show conta com um tempo estimado de 14 minutos, e é sempre um medley com os principais hits de quem se apresenta.
A expectativa é que ele não deixe de lado a sua diss track (termo bastante utilizado no meio do hip-hop para música com insultos e xingamentos a outro rapper) “Not Like Us”, um ataque ao rapper Drake que se tornou um dos principais assuntos no mundo do rap no ano passado. Além deste hit, é também esperado que Kendrick cante hits de toda sua carreira.
Kendrick já é considerado um dos maiores rappers da história. Nascido em Compton, na Califórnia, o rapper bebeu da mesma fonte de Ice Cube, Dr. Dre e Eazy-e e, inspirado neles, lançou seu primeiro disco, Section.80 , em 2011 de forma independente.
Após atrair fama, em 2012, Lamar lança seu segundo disco, o Good Kid, m.A.A.d City, aclamado pela crítica, o álbum tem diversos hits, como Swimming Pools e Money Trees. A partir daí, o rapper atraiu a atenção de todos ao fundir elementos de jazz, funk e soul em suas composições. Seu disco mais aclamado é Damn de 2017, com hits como Humble, DNA e Blood.
Kendrick chegou à premiação do Grammy concorrendo a 7 estatuetas. Destas sete indicações, ele faturou 5 Grammys com Not Like Us, sendo eles “Canção do Ano”, “Gravação do Ano”, “Melhor Canção de Rap”, “Melhor Performance de Rap” e “Melhor Vídeo Musical”. Ao longo de seus anos de carreira e somado com os de semana passada, King Kendrick — como também é conhecido — já conquistou 22 gramofones.
Treta com Drake
A rivalidade entre Kendrick Lamar e Drake começou em meados de 2013, quando K-dot — como Kendrick também é conhecido — lançou o célebre verso de Control, onde o rapper faz uma “collab” com Big Sean. Em que desafiava outros rappers a se igualarem a ele. Nesta citação, ele provocava outros nomes do rap, incluindo Drake, sem mencioná-lo diretamente, mas fazendo alusão à competição entre os dois.
“I got love for you all but I’m tryna murder you n****s
Trying to make sure your core fans never heard of you n****s
They don’t wanna hear not one more noun or verb from you n****s
What is competition? I’m trying to raise the bar high
Who tryna jump and get it? You’re better off trying to skydive”
Por certo um tempo, os ânimos entre os rappers se mostravam um tanto quanto acalmados, porém, em 2024, a treta voltou à tona com o lançamento de Family Matters, de Drake, e de Like That, de Kendrick Lamar com participação do rapper Future, ex-amigo de Drake. O clima ficou mais tenso.
Ambas as faixas alimentaram a disputa. Family Matters traz versos que pareciam provocar Kendrick, já Like That trouxe Kendrick de volta com uma energia assertiva, reafirmando sua posição como um rapper diferenciado e com mais “veracidade” em suas músicas. Os dois singles aumentaram ainda mais a tensão entre os dois, com os fãs rapidamente interpretando os versos como respostas diretas e novas afrontas entre eles.
No entanto, foi Not Like Us, que chegou um dia após o lançamento de Drake, que consolidou a rivalidade de forma mais explícita. Nessa música, Kendrick não só continuou a criticar a abordagem comercial do Drake, mas também fez uma alusão clara ao estilo de Drake e sua relação com o mainstream.
Super Bowl
Mas não só de show vive um dos espetáculos mais assistidos do mundo. Há muito em jogo neste SuperBowl. Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles se enfrentam após dois anos, quando o Kansas City ganhou pelo placar de 38 x 35.
Promessa de revanche para o time da Pensilvânia, o jogo é visto pelos Chiefs de um jeito diferente. O time de Kansas pode conquistar o primeiro three-peat — a conquista de três títulos seguidos — da história da NFL após a criação do Super Bowl em 1967.
Será um embate com Patrick Mahomes, que aos 29 anos já é considerado um dos maiores jogadores de futebol americano da história, de um lado, contra uma grande defesa e um ataque que conta com Saquon Barkley, que pode conseguir nesse jogo a marca de maior número de jardas corridas durante temporada, incluindo os play-offs.
Você pode acompanhar o Show (e o jogo) neste domingo a partir das 20h30 no horário de Brasília, na ESPN/Disney Plus e na Rede TV.