James Webb revela disco berçário de planetas com resolução inédita
Com detalhes nunca vistos antes, uma nova imagem registrada pelo telescópio James Webb mostra um disco protoplanetário visto de ponta cercado por jatos, localizado a cerca de mil anos-luz de distância da Terra, na nuvem escura LDN 1551 na Nuvem Molecular de Touro. O HH30 é um objeto Herbig-Haro, que são regiões luminosas ao redor de estrelas recém-nascidas, formadas quando ventos estelares ou jatos de gás expelidos dessas protoestrelas formam ondas de choque ao colidirem com gás e poeira próximas em altas velocidades.
Ao combinar as observações do Webb com as realizadas pelos telescópios Hubble e do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), a equipe de astrônomos pôde estudar a aparência do disco.
Dados do ALMA traçaram a localização de grãos de poeira de tamanho milimétrico, enquanto os dados infravermelhos de comprimento de onda mais curto do Webb revelaram a distribuição de grãos de poeira menores, de apenas um milionésimo de metro de diâmetro, tamanho aproximado de uma única bactéria. Os grãos maiores estão concentrados no centro do disco, já os menores aparecem muito mais espalhados.
A criação de uma camada fina e densa de poeira é um estágio importante para a formação de planetas. É nessa região que os grãos se aglomeram para formar os primeiros fragmentos de rocha, antes de formar os novos astros.