Hugo Mota é eleito presidente da Câmara com 444 votos
Com o apoio de partidos governistas, de centro e da oposição, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito o novo presidente da Câmara com 444 votos. O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) recebeu 31 votos e o deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) teve 22 votos. Candidato de Arthur Lira, que presidiu a Câmara nos últimos quatro anos, Motta comandará a Casa pelos próximos dois anos.
Motta é o mais jovem presidente da Câmara desde a redemocratização do Brasil. Típico candidato do Centrão, só não foi apoiado pelo Novo e pelo Psol e alcançou o favoritismo, num espectro que reúne 18 partidos, do PT ao PL, com negociações que incluíam a oferta de cargos na Mesa Diretora.
Em seus discurso após a vitória, Motta disse que “não podemos continuar desperdiçando presente e sacrificando o futuro”, disse Motta. “Não existe um caminho da direita, da esquerda ou do centro, existe apenas o caminho do Brasil.”
Mais cedo, Motta saiu um defesa da imunidade parlamentar. “Queremos uma Câmara forte, com a garantia de nossas prerrogativas e em defesa da nossa imunidade parlamentar. A garantia das prerrogativas parlamentares é essencial para o fortalecimento do povo, pois cada um de nós, deputados e deputadas, está diretamente relacionado aos anseios daqueles que confiaram o voto a cada uma e cada um aqui presente”, disse. (CNN Brasil/Poder360)