Filme de suspense sobre escolha de um novo Papa expõe as entranhas do Vaticano
Milenar, riquíssima, altamente hierarquizada e ritualizada e com alguma medida de poder sobre uma grande parcela da Humanidade. Não é à toa que a Igreja Católica seja motivo de curiosidade (e desconfiança) e, por conseguinte, tema para livros e filmes. Um deles é a principal estreia desta quinta-feira, Conclave, de Edward Berger, baseado em livro homônimo de Robert Harris. Como o nome indica, a história gira em torno da escolha de um novo Papa e tem como figura central o cardeal Lawrence (soberba atuação de Ralph Fiennes), encarregado de comandar o processo em um momento de profunda crise de fé. Em torno desse homem atormentado vão girar os jogos de poder e interesses no controle da Igreja. Stanley Tucci, John Lithgow e Isabella Rossellini completam o elenco estelar.
Trazendo de baixo do braço a Palma de Ouro do Festival de Cannes, Anora, escrito e dirigido por Sean Baker, usa o humor para contar a história de uma cinderela para adultos. Uma stripper/garota de programa conhece um jovem russo com a fortuna inversamente proporcional à maturidade, os dois se apaixonam e se casam impulsivamente em Las Vegas – como acontece com uma infinidade de desmiolados. Quem não acha muita graça é a família dele, mezzo oligarca, mezzo mafiosa (há realmente diferença?), que pretende melar as bodas a qualquer custo.
Em 1979 o ditador da Coreia do Sul, Park Chung-hee, foi assassinado após quase 20 anos no poder, o que mergulhou o país no caos. Esse é o pano de fundo para 12.12: O Dia, de Sung-su Kim, no qual diferentes forças políticas e miliares travam uma disputa nem um pouco limpa para decidir quem comandaria os destinos da nação. Alerta de spoiler: os militares venceram e mantiveram uma ditadura sangrenta até 1987.
Está sentido ação e pancadaria? Tudo bem, Ameaça no Ar está aí para te atender, mesmo que num espaço restrito. Dirigido por Mel Gibson, o longa traz Mark Wahlberg como o piloto de um monomotor encarregado de transportar uma agente do FBI e o delator de uma organização criminosa. Só que não. Ele é um assassino contratado para, uma vez no ar, se livrar dos passageiros. O plano dá errado quando a agente, vivida por Michelle Dockery, reage, o domina e imobiliza, o que traz um novo problema: só o vilão sabe pilotar o aviãozinho.
E para a criançada há a animação Paddington – Uma Aventura na Floresta. O ursinho-título e seus amigos da família Brown viajam para o Peru a fim de visitarem uma tia, mas o passeio se transforma em uma jornada pelas belezas (e perigos) da Amazônia.
Confira a programação completa nos cinemas da sua cidade. (AdoroCinema)