Meta desativa filtros de realidade aumentada criados por usuários
A partir desta terça-feira, filtros de realidade aumentada desenvolvidos por criadores independentes não estarão mais disponíveis no Instagram e no Facebook. A decisão da Meta encerra o acesso a mais de 2 milhões de efeitos criados por terceiros, sobretudo filtros de beleza e publicitários de marcas. O fim dos filtros se deve à desativação da plataforma Meta Spark, utilizada por cerca de 600 mil desenvolvedores em 190 países para criar e publicar efeitos nas redes sociais da companhia. Com a mudança, apenas os filtros próprios da Meta, como os cerca de 160 já desenvolvidos pela empresa, seguirão disponíveis. Como justificativa, a Meta disse que a decisão é parte de uma estratégia para concentrar esforços em tecnologias como óculos de realidade aumentada e expansão da inteligência artificial em suas plataformas. Embora conteúdos antigos que utilizem filtros de terceiros não sejam afetados, novos efeitos desenvolvidos por criadores não poderão mais ser acessados. Especialistas também destacaram que, embora a Meta não tenha citado explicitamente o impacto na saúde mental, o fim dos filtros coincide com um movimento mais amplo de redes sociais para limitar o uso de efeitos que reforçam padrões de beleza irreais. Em novembro, o TikTok restringiu filtros de beleza para menores de 18 anos. (Globo)