Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Primeiro-ministro canadense Justin Trudeau vai renunciar para ‘baixar temperatura’

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou nesta segunda-feira que vai renunciar ao cargo e à liderança do Partido Liberal depois que a legenda escolher seu próximo líder. Sob a alegação de que o Parlamento está “paralisado há meses”, ele defende novas eleições para fortalecer o sistema político. A Casa legislativa será prorrogada até 24 de março para que os liberais tenham tempo de escolher um novo líder. Em defesa de sua gestão, Trudeau afirma que o Canadá é um país melhor hoje do que quando assumiu em 2015, fazendo a economia funcionar para todos, e reduzir a pobreza. As especulações de uma possível saída do cargo cresceram após a renúncia da ministra das Finanças e vice-primeira-ministra, além de sua aliada de longa data Chrystia Freeland.

PUBLICIDADE

Para Trudeau, acabar com a “contenção” em torno de sua própria liderança é uma oportunidade de baixar a temperatura e ter um governo que se concentre nas questões complexas que os canadenses enfrentarão nos próximos meses. Ele, que está em seu terceiro mandato, disse que é hora de um “novo começo no Parlamento”, que passa por uma “total falta de produtividade nos últimos meses”, para que o país possa navegar por tempos “complexos” interna e internacionalmente.

Em seu discurso de renúncia, Trudeau ressaltou várias vezes que é “um lutador”, também uma referência ao momento em que se tornou uma liderança liberal, quando venceu uma luta de boxe beneficente contra um senador conservador. (BBC)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.