Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Versos de Elisa Lucinda fazem personagem passear entre a ficção e a realidade

Elisa Lucinda é autora de mais de 20 livros e sucesso nos palcos e nas telas. Foto: Jonathan Estrella/Divulgação

Contar uma história por meio de rimas não é exatamente uma invenção, pelo contrário. Versos sempre foram uma forma mais simples de memorizar textos, daí serem o formato das narrativas cantadas pelos menestréis – inclua aí os repentistas e cordelistas – e das primeiras sagas a fazerem a transição da tradição oral para a escrita. E é nessa forma tão antiga de contar histórias que a atriz, poeta e jornalista Elisa Lucinda baseia seu livro mais recente, chamado, paradoxalmente, de Encontro com a Invenção (Pallas Editora). A invenção no caso, claro, não é o gênero em si, mas o personagem Vitor, cuja criação, desenvolvimento e, por assim dizer, independência, são descritas ao longo de 53 poemas.

PUBLICIDADE

“Muitas vezes, a gente começa a criar um personagem, ele vai ganhando força própria e vai andando. Você começa guiando-o. Logo em seguida, naturalmente, quase sem perceber, você segue ele”, escreve a autora na apresentação. O conceito nos remete à Noite do Oráculo, de Paul Auster, onde o autor/personagem abandona uma história porque ela ganhou vida própria por um caminho que ele não desejava.

Mas Elisa vai além. Não é uma narradora ou espectadora. Em seus versos, Vitor nasce dela e para ela, chega “com os olhos moles, janelas nítidas de uma boa alma” e passa a existir de fato. “Saltou para fora da página e me alcançou”, admite. Mas há como essa invenção de fato conviver com a realidade sem deixar de ser o que ela idealizou? O que acontece quando esses mundos se chocam. Esse é o desfecho do romance em versos – romanceiro é o termo oficial para o gênero.

Com mais de 20 livros publicados e finalista de prêmios como o Jabuti e o Prêmio São Paulo de Literatura, a capixaba Elisa Lucinda se aventura por outros gêneros, como o monólogo teatral Parem de Falar Mal da Rotina, sucesso nos palcos e livrarias há mais de duas décadas. Mas é na poesia que realmente se encontra. “O verso arranja as palavras com encantamento”, disse ela a Márvio dos Anjos no programa Presença de Espírito, da plataforma de streaming do Meio (assine e assista).

Elisa Lucinda lança Encontro com a Invenção no Rio neste sábado, às 15h, na Livraria Folha Seca. São Paulo receberá a poeta para o lançamento no dia 11, às 19h, na Livraria Megafauna.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.