Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Nicko McBrain deixa o Iron Maiden após 42 anos

Nicko McBrain entrou para o Iron Maiden em 1982, consolidando a ‘formação clássica’ do grupo. Foto: Jesse Grant / Getty Images via AFP

O público que lotou o Allianz Park na noite de sábado para assistir ao show do Iron Maiden testemunhou um momento crucial e triste na história da banda. Por meio de sua conta no X, o baterista Nicko McBrain anunciou que foi sua última apresentação com o grupo, após 42 anos. O músico de 72 anos havia sofrido um AVC em janeiro de 2023 e, a despeito da boa recuperação, já não conseguia tocar todas as músicas como antes, o que forçou algumas mudanças de repertório na atual turnê.

PUBLICIDADE

Em seu comunicado, McBrain disse que continua atuando em vários projetos pessoais e profissionais (inclusive dentro da marca Iron Maiden) e agradeceu aos colegas de banda, à família e aos fãs. O Iron Maiden, por sua vez, divulgou sua própria nota, louvando a dedicação do baterista e dizendo fazer sentido que seu último show fosse no Brasil, em função da relação intensa com os fãs daqui, criada desde a primeira apresentação no país, no Rock in Rio, em 1985. No domingo, o grupo anunciou que o substituto de McBrain será Simon Dawson, baterista do British Lion, projeto paralelo de Steve Harris, baixista, fundador e líder do Iron Maiden.

Embora seja inglês de Londres, McBrain tocava com o grupo francês Trust, quando, em 1982, foi convidado pelo Iron Maiden para substituir Clive Burr – que, por sua vez, foi para o Trust – e consolidar a chamada “formação clássica” da Donzela de Ferro. Sua estreia em disco aconteceu em Piece of Mind, de 1983, e acentuou o salto qualitativo que a banda iniciara em The Number of the Beast. Burr, que morreu em 2013, era muito bom, mas McBrain estava em outro patamar. “A gente pensava em arranjos de bateria supercomplexos e perguntava ‘Nicko, você consegue tocar isso?’. Ele ria e tocava como se fosse a coisa mais fácil do mundo. Levou nossas composições para outro nível”, lembrou em entrevista o vocalista Bruce Dickinson.

Além da carreira como músico, McBrain é sócio de uma fábrica de baterias, de uma loja de instrumentos de percussão e de uma rede de churrascarias temáticas de rock.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.