Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Rebeldes sírios avançam ao sul enquanto Rússia intensifica ataques aéreos

Neste domingo, a Rússia realizou uma série de ataques aéreos na Síria, em resposta ao avanço das forças rebeldes após a captura de Aleppo, segundo o Observatório Sírio para Direitos Humanos (OSDH), baseado no Reino Unido. Os bombardeios russos provocaram a morte de cinco pessoas em um hospital em Aleppo e de outras oito em Idlib, além de ferirem mais de 50 civis na cidade do noroeste sírio.

PUBLICIDADE

Os aviões de guerra também atingiram partes rurais de Idlib e Hama, áreas recentemente conquistadas pelo grupo rebelde. Essa ofensiva, que começou na última quarta-feira, é liderada pelo grupo militante islamista Hayat Tahrir al-Sham (HTS) e facções aliadas apoiadas pela Turquia, marcando uma das batalhas mais significativas da guerra civil síria nos últimos anos.

Com o governo sírio perdendo o controle de Aleppo pela primeira vez desde o início do conflito, as forças de oposição tomaram quase toda a cidade, exceto as áreas controladas por forças curdas. Em resposta, o exército sírio recuou para se preparar para uma contraofensiva, enquanto reforçava suas linhas de defesa com tropas e equipamento pesado.

Simultaneamente, ataques de “aviões de guerra conjuntos sírio-russos” foram intensificados, causando a morte e ferimentos em dezenas de combatentes rebeldes. O Ministério da Defesa da Síria informou ter recapturado várias cidades anteriormente dominadas pelos rebeldes e afirmou que estes estariam recuando da região. (BBC)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.