Morre, aos 93 anos, Cerqueira Leite, um dos mais importantes cientistas brasileiros
O cientista Rogério Cerqueira Leite morreu na madrugada deste domingo, em Campinas (SP), aos 93 anos. Ele estava internado no Hospital Centro Médico, desde o dia 18 de novembro, quando teve uma parada cardíaca. Cerqueira Leite foi um dos mais importantes cientistas brasileiros. Doutor em física pela Universidade de Paris, foi diretor dos Institutos de Física e Artes e Coordenador Geral das faculdades da Unicamp, universidade da qual era professor-emérito.
O físico também comandou o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materias (CNPEM), instituição responsável pela gestão dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), de Biociências (LNBio), de Bioetanol (CTBE) e de Nanotecnologia (LNNano).
Em nota, o Centro lamentou a morte dizendo que ele foi “uma das personalidades centrais para a consolidação e avanço da ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. “O falecimento de Prof. Rogério Cezar de Cerqueira Leite é sentido com grande pesar por todos os colaboradores do CNPEM e, certamente, por grandes entusiastas da ciência, tecnologia e inovação do Brasil”, diz trecho da nota do CNPEM.
Rogério Cerqueira Leite morava em Campinas, onde já recebeu para almoços com intelectuais e políticos, entre eles a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em nota, o presidente Lula lamentou a morte de Cerqueira Leite e disse que ele foi “um dos nossos maiores cientistas e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e avanços da ciência no Brasil”. (G1)