Mais de 600 brasileiros foram deportados do Reino Unido em três voos secretos
Mais de 600 brasileiros, incluindo 109 crianças, foram secretamente deportados do Reino Unido em três voos organizados pelo Ministério do Interior desde que o governo do Partido Trabalhista assumiu o poder, conforme revelou o Observer. Esses voos são os maiores da história britânica e pela primeira vez incluem uma quantidade significativa de crianças, que muitas vezes haviam se estabelecido na escola e passado a maior parte de suas vidas no país.
Dados obtidos por meio de pedidos de informação indicam que as deportações ocorreram em três datas: 9 de agosto, com 205 pessoas, incluindo 43 crianças; 23 de agosto, com 206 deportações, incluindo 30 crianças; e 27 de setembro, quando 218 pessoas, incluindo 36 crianças, deixaram o país. Embora os retornos tenham sido classificados como voluntários, é provável que muitos dos deportados tivessem excedido o tempo de permanência de seus vistos, e decidiram optar por receber do governo até £3.000 (cerca de 22,8 mil reais) como incentivo para a volta, pagos em cartões pré-carregados.
O governo britânico divulgou recentemente números que mostram um aumento de 16% nas retornos forçados e voluntários entre julho e setembro de 2024, totalizando 8.308. Os retornos voluntários, 6.247, são maioria. Contudo, organizações de direitos da América Latina expressaram preocupação com a forma como o Ministério do Interior conseguiu deportar tantos brasileiros, especialmente crianças, sem que isso fosse amplamente noticiado, destacando as dificuldades enfrentadas por brasileiros no acesso a informações e aconselhamento jurídico adequados. (Guardian)