Confiança do consumidor tem maior nível desde abril de 2014, aponta FGV
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pelo FGV IBRE, registrou alta de 2,6 pontos em novembro, atingindo 95,6 pontos, o maior nível desde abril de 2014. O avanço reflete principalmente uma retomada no otimismo dos brasileiros em relação às finanças pessoais e ao mercado de trabalho, após uma pausa na trajetória ascendente observada desde junho. Para Anna Carolina Gouveia, economista da Fundação, o resultado retrata uma melhora na percepção dos orçamentos familiares, impactados pela continuidade de bons sinais no mercado de trabalho e na atividade econômica. Entre os destaques do levantamento, o Índice de Expectativas (IE), que mede a confiança em relação ao futuro, subiu 3,7 pontos, chegando a 103,4. Já o Índice da Situação Atual (ISA), que avalia o momento presente, teve leve alta de 0,6 ponto, marcando 84,3. As boas notícias estão também na compra de bens duráveis, que apresentou o maior salto, com alta de 8,8 pontos, refletindo maior confiança na estabilidade financeira das famílias. Um bem durável é um produto que tem vida útil prolongada, no caso da economia doméstica podem ser veículos, eletrodomésticos, móveis, etc. Por outro lado, as perspectivas para a economia futura caíram 1,2 ponto. (Meio)