Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

De pererecas-assobiadoras a biogás: confira como foi o 2º dia do Enem

Pererecas-assobiadoras, vacina contra o coronavírus, energia solar, biobaterias e biogás, microplásticos no corpo humano, pesticidas, geometria plana e espacial, calorimetria e eletrodinâmica foram alguns dos tópicos presentes no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo, 10. Dedicado a questões de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química), o exame contou com 90 perguntas a serem respondidas em cinco horas — um desafio considerado viável por especialistas. Apesar do enfoque em áreas de exatas, a prova exigiu pouco cálculo, priorizando conteúdos como matemática financeira.

PUBLICIDADE

Segundo Lucas Vairolette, professor do Cursinho da Poli, a parte de química apresentou dificuldade moderada, com enunciados diretos e claros. Foram incluídos temas ausentes em 2023, como oxirredução e eletroquímica. “Achei a avaliação em nível médio. As questões mais complexas foram as sobre transformação de unidades e estequiometria, que exigiam cálculo dos participantes”, avaliou. Em biologia, outros docentes classificaram o conteúdo como fácil a médio, com destaque para ecologia e saúde, conectando as disciplinas a situações cotidianas. A prova, por exemplo, propôs relações entre impactos ambientais do crescimento urbano e doenças como zika. Já a parte de física foi ilustrada com tirinhas de Laerte e Bill Watterson. Embora o nível fosse considerado fácil, especialistas defendem a anulação de uma questão que abordava a eficiência energética de uma cafeteira elétrica, por ausência de alternativa correta.

Os gabaritos oficiais serão publicados em 20 de novembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Isso significa que os participantes poderão conferir o número de acertos, mas a nota final do Enem — tanto das provas objetivas quanto da redação — será divulgada apenas em 13 de janeiro. Até lá, dá para se divertir com os memes que tomaram as redes sociais. (UOL e CNN)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.