Planeta pode atingir o dobro do aumento da temperatura estabelecida pelo acordo de Paris

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail

Assine agora. É grátis.

Um novo relatório do Programa Ambiental da ONU mostra que o planeta está a caminho de ficar 3,1°C mais quente, o dobro da meta estabelecida pelo acordo de Paris. De acordo com os pesquisadores, a capacidade do mundo permanecer dentro da meta de 1,5°C do aquecimento global “desaparecerá em poucos anos” sem uma ação rápida. Para atingir o objetivo, o documento afirma que será necessário um esforço maior dos países do G20, responsáveis por quase 80% das emissões de gases poluentes.

PUBLICIDADE

“O momento crítico do clima chegou. Precisamos de mobilização global em uma escala e ritmo nunca vistos antes, começando agora mesmo, antes da próxima rodada de promessas climáticas”, disse a diretora executiva do PNUMA, Inger Andersen. Já o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que o relatório deixou claro que “estamos oscilando numa corda bamba planetária”.

Caso o aumento da temperatura atinja 2°C, os cientistas previram impactos devastadores para os países e a biodiversidade, como a redução da produção de alimentos e a exposição ao calor extremo de um terço da população mundial. Eles afirmam que o aumento na implantação de painéis solares e energia eólica poderia reduzir 27% das emissões necessárias até 2030 e 38% até 2035. (Financial Times)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.