As damas anglófonas de Almodóvar
Almodóvar é Almodóvar em qualquer idioma. A prova disso é O Quarto ao Lado, seu primeiro longa em inglês – Estranha Forma de Vida é um média metragem –, que chega nesta quinta-feira às telas. Julianne Moore vive Ingrid, uma escritora que retoma a amizade com Martha (a sempre magnífica Tilda Swinton) ao saber que está enfrenta sozinha uma doença grave. As duas acabam indo morar na mesma casa, o que faz Ingrid rever seus valores. Almodóvar adota um tom mais intimista, mas segue um mestre em retratar emoções e temas complexos.
Meio drama, meio comédia – como também é característica de Almodóvar, aliás – e meio romance, Crônica de uma Relação Passageira, de Emmanuel Mouret, traz a história de um casal improvável. Charlotte e uma mãe solteira, que vive a vida com a maior liberdade possível encontra Simon (alter ego do diretor), um homem tímido e casado. Como o próprio título indica, não há um futuro para a relação, o charme está na forma como Mouret conta essa história.
Apresentado nos quadrinhos do Homem-Aranha e no lamentável último longa da trilogia original do herói como roupa viva (é sério) e depois como vilão-parasita-alienígena, Venom caiu no gosto do público e acabou virando um anti-herói involuntário, a ponto de ganhar sua própria versão cinematográfica. Venom: A Última Rodada é, a julgar pelo nome, a terceira e última aparição do personagem em simbiose com o jornalista Eddie Brock (Tom Hardy). A dupla terá de tomar decisões desesperadas para escapar da perseguição tanto de humanos quanto de alienígenas.
Emiliano Ruschel dirige e estrela Segredos, no qual vive um diplomata suíço casado com uma brasileira (Danni Suzuki) numa relação abusiva e cheia de manipulação. Após sete anos de união, segredos mútuos começam a vir à tona e tornar ainda mais complicado o relacionamento. Apesar de os atores serem brasileiros, o longa é falado em inglês.
Adaptado do livro A Guerra dos Bastardos, de Ana Paula Maia, e inteiramente filmado em Salvador, Receba! gira em torno de um bolsa com uma enorme quantia de dinheiro de origem ilícita. Premiado no Cine PE Festival Audiovisual, o longo mistura suspense com um humor às vezes involuntário enquanto trafega pelo submundo da capital baiana.
O Voo do Anjo, de Alberto Araújo, coloca em contato dois ex-professores em situações muito distintas. Vitor (Othon Bastos, ainda brilhante aos 91 anos) está aposentado e vive uma vida rica, mas solitária. Arthur (Emílio Orciollo Neto), lecionava filosofia, mas, por conta de um trauma familiar acaba como “empreendedor independente do setor de logística alimentícia”, ou seja, entregador de aplicativo. A amizade que vai nascer entre ambos os levará a repensar suas vidas.
Para quem gosta do gênero “histórias reais edificantes”, Som da Esperança – A História de Possum Trot relata o movimento de um um pastor, sua família e uma assistente social na comunidade negra de uma cidadezinha do Texas para convencer os membros de sua igreja a adotarem 77 crianças rejeitadas no sistema regular de adoção – fosse por idade, etnia ou outros motivos.
E há Caindo na Real, onde a chapeira vivida por Evelyn Castro se descobre rainha do Brasil e tem como par romântico o cantor Belo. Se os irmãos Lumière soubessem que seu cinematógrafo algum dia acabaria nisso…
Confira a programação completa nos cinemas da sua cidade. (Adoro Cinema)