Super-Homem e supermulheres de verdade em documentários
Cinema é fantasia, mas muitas vezes a grandes histórias são reais, e para isso existem os documentários, dois dos quais são destaques nas estreias desta quinta-feira. O primeiro deles é Super/Man: A História De Christopher Reeve, de Ian Bonhôte e Peter Ettedgui, que conta a trajetória do ator desconhecido que se tornou um astro mundial ao interpretar o Homem de Aço no longa de 1978. Mais que destacar seu talento e seus trabalhos nas telas, o filme retrata sua vida após o acidente equestre que o deixou tetraplégico em maio de 1995. Do ativismo em causas envolvendo pessoas com deficiência às relações contínuas com a atuação, Reeve foi tudo, menos inativo, até morrer em 2004, aos 52 anos.
A jornalista e roteirista Ludmila Curi estreia na direção com Marias, que tem como foco Maria Prestes (1932-2022), militante comunista e segunda esposa do líder Luís Carlos Prestes. Em busca dessa Maria (cujo nome verdadeiro, aliás, era Altamira), do Recife ao Rio, via Moscou, a cineasta enreda histórias de outras mulheres que enfrentaram ou exerceram poder e não raro foram vítimas dele, como Maria Bonita, Olga Benário (a primeira companheira de Prestes), Dilma Rousseff e Marielle Franco, cada uma um retrato das infinitas “Marias” do Brasil e de suas lutas por respeito e justiça.
Sem ser documentário, O Aprendiz, de Ali Abbasi, procura recriar a trajetória do jovem Donald Trump nos anos 1970 de herdeiro privilegiado a magnata do ramo imobiliário e personalidade midiática nas décadas seguintes, com destaque para o relacionamento conturbado com sua primeira esposa, Ivana. O hoje ex-presidente e candidato republicano não gostou nada. Chamou o longa de “falso”, disse que o lançamento na reta final da campanha eleitoral era um golpe e desejou que fracasse – o que não deixa de ser uma crítica positiva.
Como não se pode ficar só na realidade, Sorria 2 retoma a maldição do sorriso rasgado da morte, agora envolvendo uma estrela pop que testemunha morte de um amigo de infância. A expressão malévola passa a persegui-la nos rotos de estranhos e conhecidos, fazendo-a confrontar um segredo de seu passado.
Produzida no México, a animação Maximiliano Kolbe e Eu mostra como um idoso carismático usa a história de um santo polonês do século 20 para influenciar um jovem DJ em sua jornada de amadurecimento. Kolbe era um frade franciscano que procurou proteger judeus durante a ocupação nazista na Polônia. Preso em 1941 e levado para Auschwitz, ofereceu-se para ser confinado e deixado para morrer sem água ou comida no lugar de outro prisioneiro. Sobreviveu por duas semanas e foi morto pelos guardas com uma injeção letal. Foi canonizado em 1982 pelo também polonês João Paulo II.
E para a criançada, Perfekta: Uma Aventura da Escola de Gênios leva para a telona a série exibida no canal Gloob. Três adolescentes brilhantes querem salvar memória do robô de sua escola para superdotados, mas vão precisar da ajuda de um cientista que vive num laboratório onde humanos não são bem-vindos.
Confira a programação completa dos cinemas na sua cidade. (AdoroCinema)