Cerca de 900 mil estudantes fazem a segunda fase da Obmep neste sábado
Dos 18,5 milhões de alunos de todo o país que participaram da Olimpíada de Matemática (Obmep), cerca de 900 mil seguem na disputa e fazem, neste sábado, a segunda fase. As provas da última etapa da maior olimpíada de conhecimento do Brasil serão aplicadas a partir das 14h30, e os estudantes terão três horas para realizar seis questões discursivas. Estão em jogo 8.450 medalhas nacionais: 650 são de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 50 mil menções honrosas. Os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) e os alunos de escolas públicas também receberão uma bolsa de incentivo de R$ 300. A Obmep vai distribuir ainda outras 20,5 mil medalhas estaduais. O resultado será divulgado em 20 de dezembro.
“Esta é a fase decisiva da Obmep 2024. É a chance de ganhar uma medalha que pode abrir as portas para a graduação dos sonhos!”, diz o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, referindo-se ao processo seletivo do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação do Impa Tech, que considera medalhas olímpicas conquistadas em cinco competições científicas, entre elas a Obmep.
Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio, a Obmep tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos. Neste ano, a competição contou com alunos de 56.516 instituições de ensino presentes de 5.564 cidades ou 99,9% dos municípios brasileiros.