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Quem é o leitor do ‘Meio’ em 2024

Quem é o leitor do Meio? Onde ele mora? Prefere viajar para a praia ou para o campo? Acha que o Meio é de esquerda ou de direita? Como já é tradição, fizemos algumas perguntas para nossos leitores para fazer um Meio cada vez mais próximo do que vocês querem. E, novamente, vocês não decepcionaram. Foram mais de duas mil respostas coletadas em uma semana. Quer saber quem lê o Meio e como ele acha que deve ser um veículo jornalístico moderno? Então, segue o fio:

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Os nossos eleitores seguem concentrados no Sudeste, sendo 38% de São Paulo, 17% do Rio e 5% de Minas. São Paulo foi o estado que mais cresceu em relação à pesquisa do ano passado.

Os leitores de fora do Brasil seguem relevantes, com 6% da base total. Tivemos um aumento em leitores de países europeus, especialmente Portugal, Alemanha e Suíça.

O leitor do Meio segue altamente qualificado. Mais da metade (56%) tem pós-graduação e mais de um terço (34%) tem superior completo. Entre todos os leitores, 10% ocupam cargos de diretoria ou presidência.

Pela primeira vez, perguntamos sobre hábitos culturais dos nossos leitores. Mais de 80% responderam que consomem filmes, livros e músicas regularmente. Quando perguntados especificamente sobre suas atividades de lazer, 24% citaram alguma atividade esportiva e 14% dedicam-se à leitura.

O leitor do Meio também viaja bastante: 53% responderam que viajam pelo menos uma vez por ano e 8% viajam internacionalmente várias vezes ao ano.

Com o lançamento do streaming do Meio, quisemos saber um pouco mais sobre os hábitos de streaming dos nossos leitores. O serviço mais popular é o da Netflix, seguida pela Prime Video, com Max, Disney+ e Globoplay empatados na terceira colocação. A maioria acessa os streamings em mais de um dispositivo.

O curso Você Pode Ser um Liberal e Não Sabe ajudou alguns leitores a se posicionar politicamente. A taxa de leitores que se posicionam entre social-liberal, liberal e liberal-conservador aumentou 3 pontos percentuais, enquanto os que não sabiam se posicionar ou tiveram uma resposta fora das opções delimitadas caiu 4 pontos percentuais.

Os leitores do Meio seguem sendo a maior parte de esquerda (34%) e centro-esquerda (41%). Mais da metade (51%) classifica a nossa cobertura como equilibrada.

Com o bloqueio do X, a taxa de leitores que usam a rede social caiu 16%, enquanto Threads e Bluesky apareceram com 11% de leitores cada. Talvez relacionado a isso, o número de pessoas que apontaram o Instagram como principal rede social aumentou 4 pontos percentuais. O número de leitores que acompanham o Instagram do Meio aumentou em 10 pontos percentuais.

Perguntamos também com qual frequência o leitor acessa as redes do Meio e mais da metade (51%) veem nossos posts todos os dias.

Perguntamos como os leitores da newsletter estão usando o nosso site, que passou por uma remodelação recente. Dois terços responderam que já acessaram o site este ano, sendo 39% deles para acessar conteúdo exclusivo para os assinantes premium.

Os nossos leitores também utilizam o site para acompanhar as últimas notícias do dia (36%), ler a newsletter diária (35%) e assistir vídeos (30%). Essa foi a ideia por trás da repaginação do site: transformá-lo em um hub para todo nosso conteúdo.

Quem fez um curso do Meio saiu satisfeito! Quando perguntados de zero a 10 quanto recomendariam os cursos do Meio, quase metade (48%) respondeu 10, enquanto 41% deram 8 ou 9. Isso dá 89% de aprovação.

Para quase 90% dos leitores premium, “apoiar o jornalismo do Meio” está entre os três principais motivos para assinar. Em seguida aparece o acesso à Edição de Sábado (58%), ao Meio Político (44%) e receber a newsletter diária mais cedo (23%).

O Meio vai crescer, com a entrada do nosso serviço de streaming e ampliação da grade de programas no nosso canal no YouTube. Esta pesquisa foi muito importante para planejarmos o próximo ano. Estamos ansiosos para saber como vai ser a recepção dessas mudanças e como será sua resposta na Pesquisa Meio 2025. Até lá!

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