Pacientes são infectados por HIV em transplantes no Rio

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail

Assine agora. É grátis.

Pelo menos seis pessoas foram contaminadas pelo vírus HIV, causador da Aids, no Rio de Janeiro devido a transplantes de órgãos infectados, em caso que está sendo investigado pela Anvisa e pelo Ministério Público. A contaminação aconteceu após um laboratório em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, emitir laudos de falso negativo para o vírus em exames de sangue dos doadores. O laboratório PCS foi contratado em dezembro do ano passado em regime emergencial, sem licitação, pela Secretaria Estadual de Saúde sob a justificativa de que o Hemorio, a quem caberia fazer esses laudos, estava sobrecarregado.

PUBLICIDADE

Fiscais da Anvisa estiveram no laboratório e não encontraram kits para realização de exames de sangue ou documentos que comprovassem sua compra, levantando a suspeita de que os laudos negativos foram forjados. O caso foi descoberto em setembro, quando um paciente transplantado foi internado e constatou-se que tinha o HIV, que não estava presente antes do transplante. Outras duas pessoas que receberam órgãos do mesmo doador também tiveram teste positivo. Outros três casos, de doadores diferentes, foram identificados na semana passada.

Entre dezembro de 2023 e setembro último, foram feitos cerca de 500 transplantes no Estado do Rio, e a secretaria está examinando todos os pacientes que receberam órgãos atestados pelo PCS. (BandNews)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.