Às vésperas da eleições municipais, PF atua em várias cidades no combate a crimes eleitorais
Receba as notícias mais importantes no seu e-mail
Assine agora. É grátis.
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira a Operação Erro de Tipo II, que investiga a possível manipulação de pesquisas eleitorais para prefeitos de cidades da região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. De acordo com a PF, o investigado, cujo nome não foi revelado, teria abordado candidatos afirmando representar um instituto de pesquisas. Ele oferecia o serviço de sondagem de intenções de voto prometendo “ajustes” nos resultados de modo a favorecer quem o contratasse. Se a proposta não fosse a aceita, o investigado dizia que ofereceria o serviço a candidatos da oposição. Durante as buscas, a PF apreendeu celulares, computadores, documentos e R$ 157 mil em espécie. O investigado está sujeito às sanções por extorsão e pesquisa eleitoral fraudulenta.
Já em Belo Horizonte, a Operação Sufrágio Limpo de combate a crimes eleitorais cumpriu dois mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira para apurar a prática dos crimes de omissão de informação ou inserção de falsa informação em documento público ou particular para fins eleitorais e o crime de inscrever fraudulentamente eleitor.
No Maranhão, a PF apreendeu um total de R$ 830 mil em espécie na terça-feira e na quarta-feira em diligências relacionadas a denúncias de supostos saques destinados à compra de votos nas eleições municipais. Todos os valores foram apreendidos por haver indícios de origem ilícita. As investigações seguem para desarticular um suposto esquema criminoso de lavagem de dinheiro e caixa dois eleitoral.