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União Europeia pressiona TikTok, Snapchat e YouTube por algoritmos

Não é só antitruste. A União Europeia intensificou sua fiscalização sobre as grandes plataformas de mídia social ao solicitar mais informações de Snapchat, TikTok e YouTube sobre o funcionamento de seus algoritmos de recomendação de conteúdo. A ação se enquadra no conjunto de regras do Digital Services Act, legislação que regula plataformas online de grande porte. As empresas têm até o dia 15 de novembro para fornecer os dados solicitados pela Comissão Europeia. A principal preocupação da UE é o impacto desses algoritmos na disseminação de conteúdos com desinformação, discurso de ódio, além de materiais que afetem a saúde mental dos usuários. Além disso, a Comissão questiona como as plataformas lidam com riscos relacionados a processos eleitorais, uma vez que algoritmos voltados ao engajamento podem amplificar conteúdos nocivos. Especificamente no caso do TikTok, a Comissão busca informações adicionais sobre as medidas de mitigação de riscos sistêmicos e manipulação de conteúdo. A plataforma já está sob investigação formal desde fevereiro, quando a União Europeia levantou preocupações sobre a proteção de menores. (TechCrunch)

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