Candidaturas coletivas entre partidos de direita e centro dobram nessas eleições

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Candidaturas coletivas de partidos de direita e de centro dobraram nas eleições municipais deste ano, seguindo tendência vista no pleito geral de 2022. Partidos desses espectros políticos, que concentravam 13% desses candidatos há quatro anos, agora reúnem 26% deles. É o que mostra levantamento feito pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) a pedido da Folha, a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

PUBLICIDADE

Em números absolutos, os grupos de direita subiram de 25 para 48, e os de centro, de 17 para 25. Entre eles, estão as siglas União Brasil, Republicanos, PSDB e PRD, com sete apostas cada um. O PL do ex-presidente Jair Bolsonaro tem seis, assim como o MDB, PP e outros.

As legendas de esquerda continuam dominando o modelo, mas caíram de 83% para 74% das candidaturas coletivas. Siglas desse campo político popularizaram o formato em 2020, como estratégia para aumentar a força eleitoral de grupos como mulheres, negros e a comunidade LGBTQIA+.

Naquele ano, foram eleitos 24 mandatos pelo país, segundo o Inesc. Se, por um lado, eles conseguiram dar mais visibilidade a grupos marginalizados na política, por outro também sofreram rompimentos e dificuldades de regulamentação. Mesmo assim, parecem ter se consolidado como opção nas urnas.

Foram 280 candidaturas coletivas registradas neste ano, número menor do que as contabilizadas na última eleição municipal (327), mas igual proporcionalmente (0,05% do total de candidatos). No pleito de 2016, haviam sido apenas 71, e em 2012, menos de 7. “Se deu certo para alguns, é normal que outros grupos tentem se aproveitar da estratégia [para somar votos]”, diz Débora Thomé, pesquisadora do Centro de Estudos em Política e Economia Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV Cepesp). Ela pondera que ainda há muita dificuldade na execução do mandato coletivo. “É muito comum que acabem se desfazendo”, ressaltou. (Folha)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.